A Porsche deixou de lado o programa de resistência depois de três anos consecutivos a vencer em Le Mans. Mas agora, e numa altura em que cumpre o 70º aniversário, a marca de Estugarda quer despedir-se do 919 Hybrid LMP1 em festa e já bateu o recorde (não oficial) do circuito de Spa-Francorchamps, deixando para trás o tempo feito por Lewis Hamilton na "pole" do G.P. de Fórmula 1 do ano passado.
O protótipo usado por Jani pode ser visto como uma evolução do 911 Hybrid com que a Porsche venceu as 24 Horas de Le Mans no ano passado, sendo que ao contrário do que acontece no WEC, este modelo não teve que respeitar nenhum regulamento técnico. Denominado 919 Evo, conta com uma asa traseira consideravelmente mais larga, um novo difusor dianteiro, sistema DRS na dianteira e na traseira, bastante mais potência e apoios aerodinâmicos laterais mais proeminentes.
O resultado é um "monstro" capaz de chegar aos 359 km/h de velocidade máxima e que conta com um bloco de 2.0 litros V4 que foi afinado para debitar qualquer coisa como 720 cv de potência, comparado com os cerca de 500 cv do propulsor a combustão do LMP1 do WEC. Também o sistema híbrido foi afinado, passando a debitar 40 cv de potência adicionais.
"O 919 Evo é brutalmente impressionante", comentou Neel Jani. "É definitivamente o carro mais rápido que alguma vez conduzi. O nível de aderência está a uma dimensão completamente nova para mim, não conseguia imaginar isto até o sentir", acrescentou. "Não fomos apenas mais rápidos que a ‘pole-position’ da F1 em 2017. A volta de hoje foi 12 segundos mais rápida comparada com a nossa ‘pole’ do WEC no ano passado", disse. "Tivemos três dias muito intensos em Spa. Mas hoje soube logo na primeira volta pela manhã que a performance do carro estava incrível. Os engenheiros de corrida fizeram um excelente trabalho a afinar o carro e os pneus Michelin foram sensacionais", atirou.
A próxima aparição deste 919 Evo está marcada para Maio, altura em que fará uma volta em Nurburgring. Contudo, já estão agendadas aparições no Festival de Velocidade de Goodwood, em Julho, em Brands Hatch, em Setembro, e em Laguna Seca, em Outubro.
Resta agora saber até quando vai este recorde durar. É que convém lembrar que a Fórmula 1 está de volta ao traçado de Spa-Francorchamps no final de Agosto (de 24 a 26) e que os monolugares deste ano estão bastante mais rápidos… Na primeira prova do ano, na Austrália, Lewis Hamilton chegou à "pole position" com um tempo de 1 m e 21,164 segundos, contra os 1 m e 22,188 segundos com que tinha feito a "pole" de 2017. E no Bahrain, no segundo Grande Prémio da época, Vettel chegou à "pole" com 1 m e 27.958 segundos, sendo que a "pole" de 2017 tinha sido estabelecida por Bottas com um tempo de 1 m e 28,769 segundos! É caso para dizer: a corrida está lançada!