A Porsche confirmou que está a trabalhar num novo Cayenne Turbo S E-Hybrid que vai receber o mesmo sistema propulsor híbrido do Panamera Turbo S E-Hybrid. A confirmação foi feita por Oliver Blume, director executivo da Porsche, em declarações à "Evo".
Por confirmar está se a Porsche vai fazer alguma alteração mecânica ao sistema híbrido do Panamera Turbo S E-Hybrid ou se as características serão as mesmas desta unidade, mas uma coisa é certa: este será o SUV mais potente do Grupo Volkswagen, deixando para trás o Lamborghini Urus (650 cv) e o Bentley Bentayga Speed (635 cv).
Recorde-se que o Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid é alimentado por um sistema híbrido que combina um motor V8 biturbo de 4.0 litros com 550 cv com um propulsor eléctrico que debita 100 kW, o equivalente a 136 cv. Quando se juntam em situações em que é exigido todo o poderio da mecânica híbrida, a potência conjunta atinge os 680 cv, chegando o binário máximo aos 850 Nm, disponíveis logo a partir das 1400 rpm!
Estes números permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 310 km/h. Se estes números também se confirmarem, o Cayenne Turbo S E-Hybrid não só será o SUV mais potente do grupo Volkswagen como será, igualmente, o mais rápido. O Urus acelera até aos 305 km/h e o novo Bentley Bentayga Speed chega aos 306 km/h.
Resta agora saber se este sistema híbrido vai ser usado em mais algum modelo do Grupo VW. É que já correram rumores que esta também poderá ser a base do futuro Audi RS Q8 e de uma futura versão híbrida do Lamborghini Urus.