Começam a ser conhecidos cada vez mais detalhes sobre a estratégia eléctrica da Porsche e tudo vai ficando cada vez mais interessante! Recentemente, durante o salão de Genebra, o presidente da marca, Oliver Blume, fez várias revelações acerca do já muito falado projecto Mission E e que passará pelo lançamento de uma berlina totalmente eléctrica, em finais de 2019.
Mas isso será apenas o início de um vasto programa que a Porsche está a preparar e que passará, entre outras coisas, por uma gama completa de veículos 100% eléctricos, a exemplo do que a marca alemã já dispõe actualmente, com motores convencionais.
"Teremos diferentes opções, haverá mais de um modelo e com diferentes níveis de potência", revelou Blume.
O presidente da Porsche começou por situar claramente o posicionamento do Mission E:
"Ficará no segmento abaixo do Panamera e oferecerá uma autonomia de 500 km com um tempo de recarga de 15 minutos". Para isso a Porsche estará a trabalhar com a Hitachi para manter a tecnologia de carregamento a 800 V que já incluía no protótipo, além de tentar oferecer a tecnologia de recarregamento por indução (sem cabos).
Em termos mecânicos, espera-se que se mantenham os cerca de 600 cv debitados por dois motores eléctricos, alimentados por uma potente bateria de iões de lítio, bem integrada na plataforma J1, uma das três que o Grupo VW está a desenvolver para veículos eléctricos: a J1 para carros mais baixos e desportivos; a MEB para veículos familiares e que será usada pelo
VW I.D.; e a C-BEV com maior altura ao solo, destina aos SUV, como o futuro Audi e-tron quattro.
Voltando à Porsche e à gama eléctrica, Blume já em tempo tinha confirmado que haveria, pelo menos, uma berlina mais pequena que o Mission E e que seria referdo dentro da companhia como o Pajun E – Pajun é a berlina mais pequena que o Panamera que a Porsche se prepara para lançar. Mas, pelos vistos, outros modelos 100% eléctricos serão feitos sobre aquela plataforma, não sendo de excluir até a aparição de um SUV (recorrendo à plataforma C-BEV), tal o sucesso que a Porsche tem tido neste campo.
Mas Oliver Blume antecipou outras novidades particularmente interessantes para os futuros Mission E. A exemplo do que sucede com os Tesla, também os proprietários dos Porsche eléctricos poderão receber "updates" do seu carro, tanto a nível de "software" diverso como de funcionalidades para condução autónoma. Mas Blume quer ir ainda mais longe:
"Ainda não está decidido, mas seria até possível aumentar a potência. Por exemplo, se tiver 400 cv, poderia fazer um ‘upgrade’ para 450 cv". Com custos, claro, para a autonomia…
Quanto a condução autónoma, o Mission E deverá ser lançado, em finais de 2019, com o
Nível 4 que consegue que o carro se mova sozinho em quase todas as situações. Mas o Porsche nunca será 100% autónomo porque
"os nossos clientes têm o prazer de conduzir e isso irá manter-se". A Porsche está neste momento a construir os primeiros protótipos rolantes do Mission E para dois anos de testes dinâmicos que começarão no Verão.