A Porsche vai deixar de contar com qualquer motor diesel na sua gama de modelos. A marca de Weissach anunciou que vai concentrar-se em exclusivo nas motorizações a gasolina e nas electrificadas, sejam híbridas ou cem por cento eléctricas.
O SUV compacto da marca alemã vai sofrer um restyling em breve e, para manter uma opção diesel, seriam necessários avultados investimentos para responder às novas normas sobre a emissão de poluentes. A Porsche considerou que esse custo não fazia sentido no presente momento e, pura e simplesmente, colocou de lado essa opção.
A decisão acabou por ser fácil de tomar. Segundo a marca alemã, as vendas diesel representam apenas 15 por cento do volume total (números de 2017) e só têm algum peso no mercado europeu, sendo mais do que marginais noutras latitudes. Para além disso, a procura de propostas híbridas tem vindo a crescer na Europa, como é evidente no sucesso comercial do Panamera Hybrid, que já representa cerca de 60 por cento das vendas do modelo na mercado europeu, onde a chegada do novo Cayenne híbrido poderá a vir a dar um novo "boost" comercial à marca alemã.