Pesquisa
Actualidade

Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!

17:56 - 16-02-2018
  10
Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!
Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!Porsche quer manter o GT3… "turbo free"!

Tranquilizem-se os mais puristas da Porsche, o 911 GT3 vai continuar a montar um motor atmosférico nos tempos mais próximos, contrariando rumores recentes que apontavam para uma "rendição" à tecnologia turbo da próxima geração de uma das versões mais radicais do imortal modelo desportivo. E, já agora, também a caixa de velocidades manual é para manter nesta versão tão virada para as pistas!

Perante os boatos que davam conta de que o GT3, símbolo último da tecnologia mais pura da Porsche – sem desprimor para os fantásticos motores turbo e a não menos fabulosa caixa automática PDK! – iria montar um motor turbo com mais 10% de potência (cerca de 550 cv), foi a própria marca que se sentiu na necessidade de esclarecer que se irá manter fiel aos princípios do GT3… enquanto tal for possível. Ou seja, enquanto as regras de emissões não tornarem impossível ou demasiado dispendiosa a utilização do motor atmosférico.

Foi o próprio director da gama de automóveis GT e também do departamento de competição da marca, Frank-Steffen Walliser (que liderou o projecto do 918 Spyder) a explicar tudo, numa entrevista à revista australiana "Drive": "Um motor atmosférico continua a ter lugar num automóvel desportivo, não se conseguem as mesmas sensações com um motor turbocomprimido". Daí assegurar que a Porsche evitará ter uma gama só com motores turbo "o mais que puder".

Walliser mostrou-se também contra alterações tanto na colocação do motor como no tipo de caixa de velocidades a usar. "Gosto dela mais precisa, é um GT3 manual", disse, enquanto recusava a possibilidade de puxar o motor mais para o meio do carro. Ou seja, para cima do eixo dianteiro – onde está, por exemplo, nos 911 que correm na categoria GT Pro do Mundial de Resistência –, em vez de atrás daquele, de forma a melhorar o centro de gravidade. "O motor está no sítio certo que é na traseira". Tudo mais tranquilo, pois, o GT3 deverá continuar um dos mais radicais e tradicionais 911!

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.