
















Tranquilizem-se os mais puristas da Porsche, o 911 GT3 vai continuar a montar um motor atmosférico nos tempos mais próximos, contrariando rumores recentes que apontavam para uma "rendição" à tecnologia turbo da próxima geração de uma das versões mais radicais do imortal modelo desportivo. E, já agora, também a caixa de velocidades manual é para manter nesta versão tão virada para as pistas!
Foi o próprio director da gama de automóveis GT e também do departamento de competição da marca, Frank-Steffen Walliser (que liderou o projecto do 918 Spyder) a explicar tudo, numa entrevista à revista australiana "Drive": "Um motor atmosférico continua a ter lugar num automóvel desportivo, não se conseguem as mesmas sensações com um motor turbocomprimido". Daí assegurar que a Porsche evitará ter uma gama só com motores turbo "o mais que puder".
Walliser mostrou-se também contra alterações tanto na colocação do motor como no tipo de caixa de velocidades a usar. "Gosto dela mais precisa, é um GT3 manual", disse, enquanto recusava a possibilidade de puxar o motor mais para o meio do carro. Ou seja, para cima do eixo dianteiro – onde está, por exemplo, nos 911 que correm na categoria GT Pro do Mundial de Resistência –, em vez de atrás daquele, de forma a melhorar o centro de gravidade. "O motor está no sítio certo que é na traseira". Tudo mais tranquilo, pois, o GT3 deverá continuar um dos mais radicais e tradicionais 911!