
















Quando apresentou o Cayenne Coupé, em Março deste ano, a Porsche anunciou uma versão base, alimentada por um V6 turbo de 2,9 litros com 340 cv e 450 Nm, e uma versão topo de gama, denominada Turbo, equipada com um V8 biturbo de 4.0 litros com 550 cv e 770 Nm.
Este foi o alinhamento escolhido para a fase de lançamento, mas vai sofrer alterações em breve, com a chegada da variante mais potente da gama, o Turbo S E-Hybrid com 680 cv de potência. A confirmar-se estes números, este será o SUV mais potente do Grupo Volkswagen, deixando para trás o Lamborghini Urus (650 cv) e o Bentley Bentayga Speed (635 cv).
Aquilo que não se sabia é que a Porsche quer criar uma quarta versão equipada com o motor V8 biturbo de 4.0 litros do Lamborghini Urus. Se tiver os mesmos 650 cv de potência do SUV italiano, esta variante será mais potente que o Cayenne Coupé Turbo mas vai situar-se imediatamente abaixo do Turbo S E-Hybrid.
A informação é avançada por Jonny Lieberman, da publicação Motor Trend, e ainda dá conta de que esta versão vai chamar-se "GT", o que nos remete para um SUV ainda mais desportivo e focado numa utilização em pista. À primeira vista esta combinação pode até parecer estranha, mas convém recordar que a Lamborghini já confirmou que vai criar uma versão de competição do Urus, antecipada pelo protótipo ST-X.
Além do motor do Urus, este Cayenne Coupé GT deverá passar por uma rigorosa dieta e ganhar melhorias ao nível do sistema de travões, da suspensão e claro, da aerodinâmica. Quem sabe a Porsche não esteja já a pensar na candidatura ao recorde do SUV de produção mais rápido no Nürburgring, título que pertence ao Mercedes-AMG GLC 63 S (7 minutos e 49.369 segundos).