A Volkswagen está a desenvolver um "power bank" específico para carregar as baterias de automóveis eléctricos. É uma aposta arrojada, mas não é muito diferente da grande solução que foi encontrada para os telemóveis.
A ideia passa por criar carregadores móveis passíveis de serem deslocados, de acordo com as necessidades, para locais de grande afluência em datas específicas de competições, desportivas, feiras ou festivais, assegurando carregamento rápidos, capaz de permitir a um condutor regressar a casa.
Os testes vão começar em Wolfsburg, a cidade natal da Volkswagen e a marca espera dilatar a ideia a outras cidades lá para 2020. Estes "power bank" vão contar com baterias com uma capacidade até 360 kW e o sistema foi pensado para permitir a sua rápida substituição, o que não se anuncia fácil quando se sabe que as baterias de um Audi e-tron pesa 700 kg. O interior da caixa que dá forma ao power bank é uma montanha de baterias que, a Volkswagem afirma terem capacidade para garantir 10 vezes a carga total de um e-Golf.
O power bank foi pensado para abastecer quatro carros em simultâneo duas das quais rápidas com uma capacidade de 100 kWh e outras duas "normais". O sistema pode ser visto como uma bateria e funcionar como ela, ou ser ligada à rede eléctrica de 30 kW com corrente alterna, ou associado a um conjunto eólico ou solar.