Pesquisa
Actualidade

Power Road: há uma estrada em França que derrete neve e gelo

14:30 - 26-01-2021
 
Power Road: há uma estrada em França que derrete neve e geloPower Road: há uma estrada em França que derrete neve e geloPower Road: há uma estrada em França que derrete neve e geloPower Road: há uma estrada em França que derrete neve e geloPower Road: há uma estrada em França que derrete neve e geloPower Road: há uma estrada em França que derrete neve e geloPower Road: há uma estrada em França que derrete neve e geloPower Road: há uma estrada em França que derrete neve e geloPower Road: há uma estrada em França que derrete neve e geloPower Road: há uma estrada em França que derrete neve e geloPower Road: há uma estrada em França que derrete neve e gelo
Power Road: há uma estrada em França que derrete neve e geloPower Road: há uma estrada em França que derrete neve e geloPower Road: há uma estrada em França que derrete neve e geloPower Road: há uma estrada em França que derrete neve e geloPower Road: há uma estrada em França que derrete neve e geloPower Road: há uma estrada em França que derrete neve e geloPower Road: há uma estrada em França que derrete neve e geloPower Road: há uma estrada em França que derrete neve e geloPower Road: há uma estrada em França que derrete neve e geloPower Road: há uma estrada em França que derrete neve e geloPower Road: há uma estrada em França que derrete neve e gelo
Power Road: há uma estrada em França que derrete neve e gelo

São conhecidos vários testes em troços de estradas europeias para recarregar veículos eléctricos em andamento, com resultados que ficam aquém das expectativas.

Power Road: há uma estrada em França que derrete neve e gelo

E se for feita uma instalação de aquecimento sob as vias para derreter a neve e eliminar o gelo que se acumulam nas vias no Outono e Inverno? 

A estreia desta experiência foi feita numa estrada de Égletons, uma vila no centro sul de França habitualmente fustigada pelo frio e por nevões rigorosos. 

Baptizada como Power Road, o projecto desenvolvido pelo grupo Eurovia permite aquecer a via, e eliminar a neve e o gelo que bloqueiam o tráfego e tornam as viagens mais perigosas. 

O princípio em que se apoia é relativamente simples: sob o piso de alcatrão é instalada uma rede de tubos em polipropileno, que captura o calor do pavimento e o redistribui pela via. 

Graças ao sol, o pavimento pode atingir uma temperatura de 60 °C à superfície, e 40 °C a 10 cm de profundidade.

O aquecimento da estrada é activado por sensores, que registam a temperatura ambiente e o nível de humidade ambiente, determinando qual o melhor momento para iniciar o processo. 

Claro que os custos envolvidos na construção de uma Power Road são mais elevados do que numa estrada convencional.

Exemplo disso é a estrada que atravessa a vila: apenas foram construídos 120 metros como um teste em escala real. 

Contudo, a Eurovia defende que as estradas permitirá aos municípios fazer economias a longo prazo na remoção da neve e no sal lançado sobre as vias, e com os recursos técnicos e humanos que estas tarefas exigem. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.