São conhecidos vários testes em troços de estradas europeias para recarregar veículos eléctricos em andamento, com resultados que ficam aquém das expectativas.
E se for feita uma instalação de aquecimento sob as vias para derreter a neve e eliminar o gelo que se acumulam nas vias no Outono e Inverno?
A estreia desta experiência foi feita numa estrada de Égletons, uma vila no centro sul de França habitualmente fustigada pelo frio e por nevões rigorosos.
Baptizada como Power Road, o projecto desenvolvido pelo grupo Eurovia permite aquecer a via, e eliminar a neve e o gelo que bloqueiam o tráfego e tornam as viagens mais perigosas.
O princípio em que se apoia é relativamente simples: sob o piso de alcatrão é instalada uma rede de tubos em polipropileno, que captura o calor do pavimento e o redistribui pela via.
Graças ao sol, o pavimento pode atingir uma temperatura de 60 °C à superfície, e 40 °C a 10 cm de profundidade.
O aquecimento da estrada é activado por sensores, que registam a temperatura ambiente e o nível de humidade ambiente, determinando qual o melhor momento para iniciar o processo.
Claro que os custos envolvidos na construção de uma Power Road são mais elevados do que numa estrada convencional.
Exemplo disso é a estrada que atravessa a vila: apenas foram construídos 120 metros como um teste em escala real.
Contudo, a Eurovia defende que as estradas permitirá aos municípios fazer economias a longo prazo na remoção da neve e no sal lançado sobre as vias, e com os recursos técnicos e humanos que estas tarefas exigem.
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