
















Quase um ano depois de ter sido apresentado, no Salão Automóvel de Genebra de 2018, o primeiro exemplar do Bugatti Chiron Sport já saiu da fábrica da marca francesa, em Molsheim.
Trata-se de uma unidade totalmente personalizada que combina a fibra de carbono exposta com um azul "Royal Blue" chamativo que não passará despercebido em lado nenhum do mundo, nem mesmo no Qatar, onde vive o seu proprietário, Abdulla Bin Fahad.
Este tom de azul também está presente no habitáculo, nos painéis interiores das portas e até na cobertura do enorme motor W16 de 8.0 litros que produz 1.500 cv de potência. Mas o detalhe mais exclusivo deste interior salta logo à vista quando se abrem as portas, já que as iniciais do proprietário, ABF, estão gravadas nas soleiras das portas.
Recorde-se que esta é a primeira unidade de 500 que a Bugatti vai produzir, cada uma com um preço base de 2.65 milhões de euros (antes de impostos). Tendo em conta o nível de personalização deste exemplar é difícil adivinhar o preço final desta unidade, mas arriscamos dizer que rondará os três milhões.
O Bugatti Chiron Sport tem por base o Chiron convencional mas pode ser visto como uma versão mais agressiva e mais leve. A diferença de peso é mínima, são apenas 18 quilos de diferença, mas de acordo com a marca francesa é o suficiente para deixar este "monstro" de 1.500 cv ainda mais ágil e com uma condução mais apurada.
Para que se perceba que o Chiron convencional já está ele próprio perto do limite mínimo de peso, importa lembrar que esta pequena "dieta" foi conseguida graças à substituição das escovas do limpa pára-brisas normais por umas em… fibra de carbono!
Mas há mais. A suspensão é mais rígida e o diferencial do eixo traseiro foi optimizado. Pode não parecer muito, mas a Bugatti afirma que este Chiron Sport consegue ser "cinco segundos mais rápido que o Chiron de base".