A Volvo está a trabalhar numa versão totalmente eléctrica do Volvo XC40 que será apresentada ainda este ano, muito provavelmente no Salão Automóvel de Frankfurt, em Setembro. A informação é avançada pela publicação "Automotive News" e dá conta de que este anúncio foi feito pela marca sueca durante um evento de segurança que decorreu recentemente em Gotemburgo.
O lançamento deste modelo, que será o primeiro automóvel totalmente eléctrico da Volvo, está marcado para 2020 e faz parte do novo plano estratégico da marca sueca cuja meta é que metade das vendas globais da marca em 2025 sejam de automóveis totalmente eléctricos.
Este é o primeiro carro eléctrico da Volvo mas não é o primeiro eléctrico do grupo sueco. Esse título pertence ao Polestar 2, o rival do Tesla Model 3 apresentado em Fevereiro pela submarca electrificada da Volvo, a Polestar.
Os detalhes em torno deste Volvo XC40 EV ainda são muito escassos, mas tudo indica que estará disponível com mais do que uma versão, sendo que o "pack" de baterias de maior capacidade deverá ter uma autonomia a rondar os 500 quilómetros.
Confirmado, para já, está o facto de esta variante vir a ser produzida na China, graças ao apoio logístico da Geely, proprietária da Volvo. Resta saber em qual fábrica: Daqinh, Chengdú ou Luqiao.