
















Um dos três Land Rover originais de 1948, lançado no Salão Automóvel de Amsterdão do mesmo ano, foi finalmente encontrado depois de várias décadas deixado ao abandono. Trata-se de uma unidade de pré-produção mas que deu ao mundo o primeiro vislumbre de uma forma que hoje em dia é facilmente reconhecida como sendo a de um Land Rover.
Depois disso foi comprado por um habitante de Birmingham, que o adquiriu com uma restauração completa em mente. Mas acabou por permanecer até aos dias de hoje abandonado num jardim sem que essa restauração tivesse sequer começado…
Curiosamente o local onde foi encontrado fica a apenas alguns quilómetros da unidade da Land Rover em Solihull, onde a divisão Jaguar Land Rover Classic – a equipa por detrás do programa Land Rover Series I Reborn - passa "meses e meses" a recuperar alguns dos modelos mais icónicos destas duas fabricantes britânicas.
É lá que este exemplar raríssimo vai ser restaurado de forma a que a sua história seja preservada e de forma a poder andar novamente nas estradas. A marca com sede em Coventry adianta que será o desafio mais difícil até à data para esta divisão que pertence à Special Vehicles Operations (SVO) da Jaguar Land Rover, que tem pela frente uma missão que vai durar aproximadamente um ano.
A essência deste modelo será mantida e até a cor original aplicada em 1948 (Light Green) será preservada. Todos os antigos donos deste exemplar vão receber um convite da Land Rover para visitar a unidade de Solihull, acompanhar todo o processo e partilhar as suas experiências.
Por tudo isto, este modelo é (muito!) especial para a Land Rover, que fará deste restauro um dos acontecimentos do ano que assinala o 70º aniversário da marca. "Este Land Rover é uma peça insubstituível na história automóvel. Começar a sua restauração aqui na Classic Works, onde podemos assegurar que será montado como se exige, é uma forma fantástica de começar o ano do 70º aniversário da Land Rover", afirmou Tim Hannig, director da Jaguar Land Rover Classic.