A Uber, em parceria com a Volvo, anunciou esta quarta-feira que, depois de Pittsburgh, iria ter um Volvo XC90 autónomo a circular nas ruas de São Francisco. Mas a "estadia" deste SUV sueco que se guia sozinho foi curta. É que poucas horas depois da Uber ter anunciado a novidade, o estado da Califórnia tratou de a… travar!
A empresa de transportes que tanta polémica tem causado terá tentado contornara lei que obriga a que todos os testes de veículos autónomos na via pública tenham de ser autorizados pelo Departamento de Veículos Motorizados (DMV) do estado em questão.
De acordo com uma carta obtida pela publicação "TechCrunch", o gabinete do director do DMV afirma que se a Uber tivesse feito o pedido o projecto do veículo autónomo tinha sido aprovado. Mas como essa autorização não foi pedida, o departamento está obrigado a encerrar este serviço até que a Uber esteja em conformidade com a lei. Na carta pode ainda ler-se que caso as regras não sejam cumpridas, o departamento poderá dar início a uma acção judicial contra a Uber.
Mas apesar deste revés, ainda houve quem tivesse visto os Volvo XC90 autónomos nas ruas de São Francisco. E acredite, as primeiras impressões estão longe de terem sido positivas. É que pouco depois da Uber ter anunciado este serviço já circulava um vídeo (ver abaixo) na Internet que mostrava um destes carros "sem condutor" a passar… um sinal vermelho!
Projecto autónomo da Uber em São Francisco só durou umas horas…
É escusado dizer que nada correu como a Uber planeou e a empresa californiana não precisava desta "publicidade" negativa. Até porque a outra "metade" da parceria, a Volvo, rapidamente colocou alguma distância face a esta situação, dizendo que a Uber não estava a usar as licenças obtidas pela fabricante sueca, já que a Volvo se limita a fornecer o "hardware" para o projecto.
Resta saber como é que a Uber vai inverter esta situação. É que os responsáveis por este serviço de transportes já admitiram por diversas ocasiões que os automóveis sem condutor são uma questão de tempo e que a Uber tem que caminhar nessa direcção.