Ainda há pouco tempo foi lançada a
nova geração do Mazda MX-5, o mais icónico dos "roadsters", e já a marca nipónica pensa na próxima que deverá aparecer lá para 2021. E porquê tanta pressa?! Porque os planos são extremamente ambiciosos para a evolução do conceito que o tornou famoso, uma condução apaixonante pela óptima relação peso/potência.
Para isso os responsáveis da Mazda pretendem que o quinto MX-5 perca ainda mais peso do que sucedeu nesta última geração, estando a encarar o recurso em escala considerável à fibra de carbono. É verdade que, de momento, é um material bastante caro, demasiado caro para um "roadster" que é vendido a preços controlados. Mas calcula-se que, com o rápido desenvolvimento que a produção daquele material está a ter e a sua elevada procura, o preço tenha já caído fortemente quando a Mazda dele necessitar para o futuro MX-5!
"As dimensões actuais são as correctas mas, no futuro, os materiais super leves serão extremamente importantes e vamos usá-los neste carro", declarou Nobuhiro Yamamoto, responsável da gama MX-5 à revista britânica "Autocar".
"De momento a fibra de carbono é muito cara, mas está em desenvolvimento uma variante mais acessível para que o MX-5 seja mais leve no futuro".
Isso significará que o "roadster" nipónico poderá ter motores até mais pequenos que o actual 1.5 de entrada na gama, falando-se inclusive na utilização de um três cilindros. Já versões mais radicais, como a concretização do protótipo Speedster mostrado no SEMA de Las Vegas (nas fotos), parece estar posta de parte por dificuldades na sua industrialização.