Vladimir Putin, o presidente da Rússia, não quer ficar atrás dos americanos e se Donald Trump tem um Cadillac, a que chamam a "Besta", o russo também vai ter uma limousine exclusiva.
O projecto Cortege/Kortezh visa produzir o próximo veículo presidencial russo e, segundo o ministro, "os prazos estão a ser cumpridos e o presidente poderá utilizá-lo muito em breve".
O veículo de Vladimir Putin será blindado, tal como acontece com o Cadillac do presidente americano, mas a versão "base" só deve surgir em Agosto, durante o Salão Automóvel de Moscovo.
Pouco se sabe sobre o Cortege/Kortezh em termos de características ou de motorização. O exterior recorda por um lado os traços do velho ZIL, um modelo emblemático dos líderes da antiga União Soviética, e por outro tem traços que nos remetem para o estilo dos Rolls Royce.
A foto de um SUV indica que o Cortege/Kortezh será mais do que a limousine presidencial, onde uma maior distância entre eixos permite receber quadro lugares (2+2 face-a-face) separados por uma consola central longitudinal ao habitáculo. Tudo indica que o couro e a madeira vão marcar o estilo de um veículo que se imagina requintado e luxuoso.