"Automobilistas cinzentões de todo o Mundo, uni-vos!". Bem poderia ser o "slogan" para convocar a esmagadora maioria dos proprietários de automóveis do nosso Planeta, atendendo ao último relatório quanto às cores mais populares em 2016, a nível global, e que mantém inalterada as tendências dos últimos anos: o branco reina, seguido do preto e dos cinzentos…
Nada menos de 77% dos carros vendidos em todo o Mundo estavam pintados nestas cores neutras, sem um pingo de emoção, segundo um relatório da empresa especializada Axalta que há nove décadas que vem controlando a evolução dos gostos no sector automóvel. O que não deixa de ser algo paradoxal, pegar-se num objecto tão emocional como um automóvel, depois, cobri-lo com uma pintura neutra…
O branco continua a dominar, sendo a cor mais popular em todos os continentes, com 37% de preferências, dividindo-se por 28% no branco sólido e 9% no chamado branco pérola (que é o mais popular no Japão). Segue-se o preto, com 18%, e notou-se uma subida do cinzento que apanhou o prata, ambos com 11%. Isto a nível global, onde a primeira cor viva é o vermelho, com míseros 6% e quase empatado com o azul.
Na Europa, a situação não se altera de forma muito acentuada, havendo apenas maior equilíbrio entre o branco (27%) e o preto (20%), com o cinzento (17%) a bater o cinza prata (11%). E, nas cores vivas, o azul (9%) à frente do vermelho (6%). A nível de dimensões, o branco tem o ascendente entre os carros mais pequenos a médios, enquanto o preto se superioriza nos modelos de tamanho mais avantajado.
A moda europeia tem sido, nestas últimas décadas, particularmente… aborrecida: de 1987 a 1997 imperou o preto, com a excepção de 1995 em que o azul de impôs, depois veio a "ditadura" do cinzento metalizado que durou até 2011, quando o banco tomou conta da liderança. Apesar de várias marcas até usarem automóveis de cores fortes nas suas campanhas publicitárias procurando alterar os gostos empedernidos, esse é um esforço que se tem revelado inglório…