A nostalgia pelos nossos melhores momentos da juventude acontece, na maior das vezes quando entramos na dita "meia-idade", quando já os ossos e os músculos começam a doer-nos na ânsia de não perdermos esses verdes anos.
Esses sentimentos ganharam particular força nos inícios dos anos 70, sempre olhando para uma vivência enérgica passada, pelo menos, duas décadas antes.
Nos primeiros anos do novo milénio, veio a nostalgia pelos loucos e desbragados pelos 80s, aquela década marcada pelo consumismo e pelo individualismo.
A memória desses anos, que muitos consideram os "melhores" de todo o século XX, tem uma particularidade: continua a assombrar-nos, de forma atrozmente forte e vivaz!
Ora, no mundo automóvel, essas recordações ganham uma dinâmica especial quando se falam nos primeiros "desportivos" acessíveis às bolsas menos abonadas.
Fossem eles utilitários ou compactos, com motores atmosférico ou turbocomprimido, estavam quase sempre abaixo dos quatro metros de comprimento.
E, com um peso inferior a mil quilos para os pouco mais de 100 cv que guardavam debaixo do capô, mostravam prestações surpreendentes e uma diversão ao volante inigualável.
Sim, estamos a falar dos famosos GTIs, entre outras designações com o mesmo espírito, essas "bombas" divertidas com motores bem "puxados", que transformavam aqueles carros de série em puro gozo... ou em autênticos "caixões" voadores.
Recorde agora, na nossa fotogaleria, alguns dos modelos mais populares que, muito provavelmente, terão passados pelas suas mãos… e terão deixado muitas saudades!
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?