O ano começou com a mediática e quase "bombástica" revelação do que será (eventualmente…) o primeiro modelo de produção em série da nova marca Faraday Future, o FF 91. Um espectáculo a preceito na feira de electrónica de Las Vegas (CES) introduziu um "crossover" eléctrico, superpotente e carregador de tecnologia, inclusive para condução autónoma, transformando-se num sucesso imediato… atendendo ao anúncio da marca.
Segundo a Faraday Future comunicou poucos dias depois de ter revelado o seu FF 91, nada menos de 64 mil potenciais clientes tinham feito uma reserva do novo carro o que, segundo a marca explicara anteriormente, implicaria um depósito de 5 mil dólares. Na altura optámos por não dar visibilidade a essa notícia, por o número parecer grande demais – afinal, em poucos dias, uma empresa acabada de chegar, sem quaisquer pergaminhos e já envolta em muitas polémicas, arrecadava com toda a facilidade… 320 milhões de dólares! – e pelos vários indícios que faziam duvidar da "solidez" de toda esta história.
Vem-se agora a saber que, afinal, as demonstrações de interesse durante o CES poderiam ser feitas com ou sem o referido depósito de 5 mil dólares. Ou seja, podia apenas assinar-se um formulário sem qualquer custo… E, segundo uma fonte da marca confidenciou ao jornal "Business Insider", os verdadeiros interessados a depositar os tais 5 mil dólares não terão passado de… 60!
É verdade que a Faraday Future respondeu a esta informação com um "tweet" dirigido ao "Business Insider", dizendo apenas que as
"reservas pagas ultrapassaram o que podem imaginar". E um dos responsáveis da empresa, Nick Sampson, seguiu o mesmo caminho, respondendo ao jornal, garantindo que o número de reservas pagas
"excedeu a vossa especulação em apenas duas horas". No entanto, ninguém da empresa quis confirmar um número de reservas pagas…
A apresentação do FF 91 em Las Vegas teve também um pequeno problema, quando o protótipo falhou a manobra de auto-estacionamento, em frente a uma vasta plateia. Alegadamente, segundo os responsáveis da Faraday Future, por haver muitas interferências electrónicas de tudo o que estava exposto na feira…
Por outro lado, a marca continua a não revelar qual será o preço do seu carro no mercado norte-americano, onde é suposto ser comercializado em 2018. Tal como continuam os problemas com a construção da megafábrica projectada para o estado do Nevada e onde deverá ser produzido o FF 91, sendo que nos últimos dias surgiram notícias que davam conta que um fornecedor colocou a empresa em tribunal e reclama 1,8 milhões de dólares. Esta empresa, denominada "The Mill Group", foi contratada para fazer uma "maquete" 3D do FF 91 por um valor de 1,82 milhões de dólares e até ao momento a Faraday Future só pagou 20 mil dólares! Mas ainda assim, o dinheiro parece continuar a aparecer, vindo do milionário chinês Jia Yueting, mas o plano financeiro da empresa mantém-se um mistério até para quem lá trabalha…
É neste clima de secretismo e desconfiança, embora num bonito embrulho de relações públicas, que a Faraday Future continua a o seu caminho. Será mesmo para levar a sério?...