O Pwn2Own é um dos eventos de cibersegurança mais relevantes do mundo e permite que "hackers" tentem quebrar sistemas informáticos para assim ajudar as marcas a encontrar debilidades nos seus produtos.
Este evento, que este ano se vai realizar no Canadá, rapidamente se tornou uma referência mundial graças aos enormes prémios que as marcas estão dispostas a oferecer a quem encontrar debilidades e ajudar a arranjar a solução. Mas esta edição terá algo que nenhuma das outras teve: um dos prémios é (pela primeira vez) um automóvel.
A organização do Pwn2Own garantiu uma colaboração com a Tesla para que um dos sistemas em jogo seja o "software" do novo Tesla Model 3. O prémio não será em dinheiro, como quase sempre acontece, mas sim o próprio Tesla Model 3, bastando para isso encontrar uma falha de segurança no sistema informático deste carro.
David Lau, chefe de secção de "software" da Tesla, garante que se alguém encontrar um defeito na segurança dos seus automóveis é uma enorme ajuda para a marca, cujos automóveis estão "carregados" de tecnologia.
Mas não pense que este Tesla Model 3 é o prémio mais alto que alguém pode ganhar neste evento. A Microsoft, por exemplo, tem vários prémios em jogo, sendo que o mais elevado é de uns impressionantes 250 mil euros.