O famoso arco natural formado na rocha da montanha de Tianmen é vulgarmente conhecido por "Porta do Céu" e é, sem sombra de dúvidas, um dos lugares a visitar quando se vai à China. Quem lá chega pode subir pelo teleférico, a via mais fácil, ou pode subir os 999 degraus da enorme escadaria que os leva ao topo. Escusado será dizer que esta última opção é o caminho mais difícil, e talvez por isso nunca nenhum carro tinha tentado chegar ao topo através destes degraus.
Mas isso acaba de mudar, já que a Land Rover cumpriu este difícil desafio com recurso ao seu Range Rover Sport PHEV. E acredite, esta jornada foi verdadeiramente épica, basta olhar para os números: 99 curvas, 999 degraus numa escada com 45 graus de inclinação e 11.3 quilómetros pela estrada montanhosa de Tianmen.
Ao volante do Range Rover Sport P400e (de fábrica) esteve o piloto chinês-holandês Ho-Pin Tung, vencedor da sua classe nas últimas 24 Horas de Le Mans, com um Oreca LMP2 da Jackie Chan DC Racing, e piloto de reserva da Panasonic Jaguar Racing, na Fórmula E. E segundo adiantou a marca britânica, Ho-Pin Tung contou com um modelo sem nenhuma alteração e que não foi em nada preparado para esta tentativa, à excepção da configuração (e uso) intensiva do sistema "Terrain Response".
"Já tenho experiência de Fórmula E, Fórmula 1 [foi piloto de testes da Renault] e venci as 24 Horas de Le Mans, mas este foi, sem dúvida, um dos desafios de condução mais difíceis que já enfrentei", começou por dizer Ho-Pin Tung. "O Range Rover Sport PHEV portou-se de forma brilhante e inspirou confiança na estrada montanhosa e subiu as escadas para a Porta do Céu sem esforço nenhum", acrescentou.
Recorde-se que este desafio, a que a marca de Coventry chamou de "The Dragon Challenge", se enquadra numa série de eventos criados pela fabricante britânica para demonstrar as capacidades do Range Rover Sport, que agora conta com uma novíssima variante híbrida. O primeiro capítulo desta série de desafios colocou este Range Rover Sport PHEV frente-a-frente com a campeã do mundo de águas abertas, Keri-anne Payne e com o nadador de resistência Ross Edgley.
O Range Rover Sport P400e usado por Ho-Pin Tung conta com um sistema híbrido que combina um motor eléctrico de 85 kW (aproximadamente 116 cv) e um bloco Ingenium a gasolina de 2.0 litros que debota 300 cv. Combinados debitam o equivalente a 404 cv de potência e 640 Nm de binário.