Apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2018, o Range Rover SV Coupé foi anunciado por Gerry McGover, responsável pelo designer da marca britânica, como "o mais distintivo, luxuoso e exclusivo Range Rover alguma vez construído". Mas se estava interessado numa das 999 unidades anunciadas, cada uma com um preço base de 360.278 euros, temos más notícias para si: a Land Rover acaba de cancelar a produção deste modelo!
"Tomámos a difícil decisão de informar os nossos clientes que o Range Rover SV Coupé não vai seguir para produção. Em vez disso, a Land Rover vai focar os seus recursos e investimentos na próxima geração de produtos de classe mundial", pode ler-se no comunicado da marca britânica, de acordo com a publicação "Autocar".
Recorde-se que este SV Coupé era apontado como um rival de modelos como o Bentley Bentayga ou o Rolls-Royce Cullinan e marcava o regresso a uma configuração de três portas, tal como na década de 70.
Era visto como o derradeiro Range Rover, pelo menos no que aos acabamentos e ao luxo diz respeito, uma vez que contava com quatro enormes poltronas no habitáculo, enormes vidros sem moldura, um tecto panorâmico gigantesco e mais de 100 combinações possíveis entre tons de pele, pespontos, forros de portas e até símbolos em metais semi-preciosos para serem encrustados.
Debaixo do "capot" estava um enorme motor V8 de 5.0 litros turbo que produzia 565 cv de potência e que era capaz de levar este "monstro" dos 0 aos 96 km/h em 5 segundos e até aos 265 km/h de velocidade máxima.
Esta decisão representa um enorme revés para o departamento "Special Vehicle Operations - (SVO)" da Jaguar Land Rover, já que este Range Rover SV Coupé ia ser o primeiro modelo a ser construído de raiz no centro técnico da SVO, em Coventry.
Ainda que a plataforma usada fosse a o Range Rover convencional, a carroçaria era única e foi desenhada pela SVO, ao contrário do que tinha acontecido com o Jaguar Project 8, derivado da berlina XE.