O
novo Range Rover chama-se Velar, um nome que à partida pode parecer estranho, apesar de ter 48 anos. Tudo começou em 1969, quando se realizaram os primeiros testes daquele que viria a ser o primeiro Range Rover.
Nessa altura, subtilezas como carros camuflados eram impensáveis. Os veículos saiam da fábrica e seguiam para a estrada, mas um veículo tão diferente como o Range Rover procurou alguma discrição e, na zona frontal do capot dianteiro surgiu o nome "VELAR", que percorreu milhares e milhares de quilómetros na Europa e em África.
Na base do projecto da Land Rover esteve uma utilização dos velhos Defender muito para além da sua função de trabalho e a ideia nascida nos anos 50 ficou muito tempo na gaveta até ser retomada em meados da década de 70.
A marca teve a coragem de avançar num mundo desconhecido com um todo-o-terreno de luxo. A ideia era meia amalucada para a época, mas rapidamente afirmou o seu sucesso. Hoje a imagem e prestígio do Range Rover estão no topo, e o velho protótipo "VELAR" esquecido vem agora a ser recuperado com pompa e circunstância.
Poucos são os veículos automóveis que, podendo afirmar ter preconizado uma nova forma de mobilidade, foram expostos no museu do Louvre, em Paris, e venceram o Paris-Dakar. É esse passado que a Land Rover soube preservar ao recuperar o nome "VELAR".
As imagens dos testes realizados em 1969 (ver galeria) ajudam a perceber tudo o que mudou no mundo automóvel nos últimos 48 anos. O tempo passa a correr...