
















Quarenta anos depois de um Porsche 935 Turbo com 800 cv ter tentado ajudar a levar o ciclista Jean-Claude Rude aos 240 km/h (ver galeria), a Porsche "voltou à carga" e ajudou o ciclista Neil Campbell a bater o recorde europeu para a velocidade mais rápida registada numa bicicleta, chegando aos 240 km/h.
Este recorde foi batido no aeródromo de Elvington, em Inglaterra, e o Porsche usado para ajudar este ciclista foi o mais recente Porsche Cayenne Turbo, equipado com um motor V8 biturbo de 4.0 litros que produz 550 cv e 770 Nm de binário, levando este SUV dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos e aos 285 km/h de velocidade máxima.
Este Cayenne foi equipado com uma estrutura na traseira capaz de proteger o ciclista e de o deixar mais estável, mas o desafio não foi fácil, até porque a pista em causa tem apenas 3,2 quilómetros de comprimento.
Mas mais importante que este Cayenne foi a bicicleta usada para este recorde europeu. Especialmente desenhada pela Moss Bikes, esta bicicleta em fibra de carbono foi criada para ser tremendamente resistente e bastante estável. Conta com pneus especiais para esta ocasião, um quadro bastante mais longo do que o habitual e, segundo a fabricante britânica, está preparada para suportar velocidades superiores aos 300 km/h.
Andy Frost, piloto britânico que já foi campeão de corridas de "drag races", estava ao volante do Cayenne Turbo e levou Neil Campbell até aos 177 km/h, momento em que o ciclista se desprendeu do carro e começou a pedalar até aos 240 km/h, velocidade com que passou pelo radar.
É uma marca impressionante, mas não é um recorde mundial. Por isso, Neil já no pensa na próxima tentativa de recorde, resta-nos saber se será novamente com o auxílio da Porsche!