A Autoeuropa regressa ao trabalho a 27 de Abril, mais de um mês depois de ter interrompido a produção devido à pandemia do Covid-19.
A medida também irá abranger as 18 empresas fornecedoras do parque industrial da fábrica da Volkswagen.
O anúncio foi feito oficialmente pelo grupo alemão, depois de estabelecer as datas de retoma das suas instalações na Europa.
As fábricas da Volkswagen de Zwickau, na Alemanha, e de Bratislava, na Eslováquia, começam a operar já segunda-feira,
Segue-se a Autoeuropa na última semana de Abril, acompanhando a reabertura das instalações de Espanha, Rússia e Estados Unidos.
A maioria das fábricas do fabricante germânico na China já retomou a produção, assim como a divisão da empresa dedicada a componentes.
Entretanto, a Renault Cacia já entrou em laboração, enquanto a PSA de Mangualde prepara o reinício de actividade, embora não tenha ainda avançado com uma data específica.
A reactivação da produção na Autoeuropa terá sempre como "a prioridade principal" o cumprimento "de medidas de protecção da saúde dos trabalhadores", ressalva o construtor, que emprega mais de 5 mil pessoas na fábrica de Palmela.
À rádio TSF, Daniel Bernardino, da coordenação de Comissões de Trabalhadores das Empresas do Parque Industrial da Autoeuropa, esclareceu que a retoma ao trabalho será feita de forma gradual.
"As pessoas vão retomando o trabalho à medida que forem testadas as medidas de segurança".
Essas deverão passar pelo "controlo de entradas, com medição da temperatura às pessoas, utilização de máscaras por parte de 100% dos trabalhadores e de equipamento de protecção individual, como viseiras ou óculos".
A Volkswagen suspendeu a produção na fábrica de Palmela a 17 de Março, mas a empresa já estava parada desde o dia anterior.
Muitos trabalhadores foram obrigados a faltar ao trabalho para ficarem com os filhos devido ao encerramento das escolas.
Certo é que, passo a passo, começa-se a caminhar no nosso país para uma normalização da actividade laboral, à medida que forem levantadas as restrições impostas pelo estado de emergência.