A Gridserve, uma start-up britânica especializada em energia solar e no armazenamento de energia, quer construir estações de carregamento solares com capacidade para 24 carregadores.
O anúncio, feito no final do mês de Março, dá conta de que este projecto representa um investimento na casa dos mil milhões de libras e que conta com financiamento do Governo britânico.
O objectivo é começar a construção destas estações no final deste ano e chegar às 100 instalações nos próximos 5 anos. As primeiras áreas de carregamento solares vão ser colocadas no Reino Unido, onde a Gridserve está a construir os seus parques solares.
A Gridserve garante que o sistema vai contar com uma capacidade de 500 kW e que será possível carregar por completo as baterias do seu carro em menos de 30 minutos. Ainda assim, importa explicar que é preciso que os sistemas de carregamento dos automóveis aguentem esta potência. O Nissan LEAF e+ suporta 70 kW (com picos de 100 kW), o Jaguar I-Pace cerca de 100 kW e, por fim, o novo Audi e-tron pode ser carregado a 150 kW.
A empresa adiantou ainda que já está a trabalhar no desenvolvimento de uma aplicação para smartphone que permita aos condutores localizar e reservar estes espaços.
"O processo de carregamento será tão fácil como usar estações de serviço normais", afirmou Toddington Harper, director e executivo e fundador da Gridserve. A única diferença é que enquanto o seu automóvel carrega pode aguardar dentro de um "hub" principal que estará equipado com salas de estar com acesso à internet, cafés e centros de informação relativos à mobilidade eléctrica.