A Honda regressa este fim-de-semana a Nürburgring onde a Münnich Motorsport e a Boutsen Ginion Racing disputam a terceira etapa da FIA World Touring Car Cup de 2018 com o Honda Civic Type R TCR. Não há, por isso, melhor altura para recuperar a relação de mais de 50 anos da Honda com o mítico circuito alemão, sendo que um dos marcos mais importantes desta história aconteceu no ano passado e teve o Civic Type R de estrada como protagonista, registando um novo tempo de referência para os automóveis de tracção dianteira: 7 minutos e 43,8 segundos.
Nesse mesmo ano, em 1964, o Honda S600 venceu a categoria GT 1.0 nos 500 quilómetros de Nürburgring, com o neozelandês Denny Hulme ao volante, e deu a primeira vitória europeia à marca nipónica. O seu sucessor, o S800, também conquistou uma vitória em Nürburgring, terminando no primeiro lugar da categoria GT 1.0 de 1967, com os belgas Carl Smet e Hugues de Fierlant ao volante.
Mas a ligação da Honda ao The Ring não se limita à competição. Durante o desenvolvimento do NSX no final dos anos 80, a marca nipónica estabeleceu um novo local de teste fora deste circuito. A instalação foi em grande parte uma resposta ao feedback fornecido por Ayrton Senna durante os testes de reestruturação de um protótipo no Circuito de Suzuka, no Japão, quando a Honda percebeu que precisava melhorar significativamente a rigidez do NSX. E os 20,8 quilómetros exigentes do Nürburgring foram considerados o local perfeito para o fazer.
A base da Honda em Nürburgring continua a ser usada em vários programas de teste. Além do NSX original, o NSX de segunda geração também foi desenvolvido lá, assim como o desportivo S2000 e muitas das versões dos modelos Type R.
E para se perceber a importância deste circuito para a Honda basta dizer que o circuito de testes da marca em Hokkaido, no Japão, reproduziu muitas das estradas dentro e ao redor do Nürburgring Nordschleife, que permitem à Honda aperfeiçoar o comportamento dinâmico dos seus veículos.