Os "clássicos" pouco ou nada saíram de moda, e muito menos aqueles que despertam as melhores emoções à primeira vista.
É o caso deste Rover Mini Cooper GR.N Rally Car, que foi também o último Mini a correr num mundial de ralis… e está à venda nosso país através do concessionário Garagisti.
Baptizado como WNR 30S, este Mini 1000 fabricado em 1978 foi reconstruído segundo as especificações Gr.N a partir de uma carroçaria nova fornecida pela Rover Sport.
Como explica a nota do concessionário, a equipá-lo está um bloco de 1.3 litros com injecção multiponto da Coventry Automotive.
A empresa já antes tinha preparado os dois Mini oficiais pilotados em 1994 por Paddy Hopkirk e Philippe Camandona no Rali de Monte Carlo.
Foi inscrito pela primeira vez, em Agosto de 1997, como Rover Mini Cooper no Rali da Finlândia, terminando a prova em 50.º lugar às mãos de Trevor Godwin com o copiloto Rick Spurgeon a seu lado.
Correu ainda nos mundiais WRC de 1998, e de 2000 a 2004, com a derradeira aparição a acontecer no Telstra Rally Australia, onde acabou por abandonar por problemas eléctricos.
Submetido a uma profunda revisão, entrou em provas de "clássicos" como o Rally Legends Luso-Bussaco e o Rally Spirit Altice, com a dupla Fernando Soares e Nuno Rodrigues da Silva.
A acompanhá-lo está toda a documentação de homologação da FIA, assim como o diário de bordo RAC Rally e um extenso dossiê com a história do carro.
Com apenas 20 mil quilómetros registados no hodómetro, não é barata esta relíquia: a Garagisti está a vendê-lo por 29.500 euros.
Único inconveniente? Como desportivo britânico que é, o volante está montado do lado direito, já que no Reino Unido se conduz pela esquerda.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?