Embora tenha confirmado que a estreia (sem camuflagem) só vai acontecer no próximo dia 12 de Setembro, no Salão Automóvel de Frankfurt, a Renault já tem o seu novo Mégane R.S. mais do que pronto.
E prova disso é o facto da marca francesa já andar a preparar o "ataque" ao Nurburgring, onde o
novo Honda Civic Type R lidera, pelo menos ao nível dos carros de tracção frontal. Depois de o ter mostrado durante o G.P. do Mónaco de F1, a marca francesa levou o novo Mégane R.S. até ao mítico traçado germânico, dando início a uma série de testes que tem como objectivo recuperar o recorde de melhor tempo no "Green Hell" para automóveis de tracção frontal.
Recorde-se que este "título" já pertenceu à Renault, com o Mégane RS 275 Trophy-R, que cumpriu uma volta ao circuito do Nurburgring em 7’54’’36. Ainda assim, e apesar deste tempo continuar no "top 5", já foi ultrapassado pelo Honda Civic Type R de 2015 (7’50’’63), pelo Volkswagen Golf GTI Clubsport S de 2016 (7’47’’19) e mais recentemente pelo novo Civic Type R, que registou um tempo "canhão" de 7’43’’80.
Para voltar a recuperar o trono, a Renault não só aumentou a potência do motor turbo de 2.0 litros – que tem por base o mesmo bloco que vai equipar o novo Alpine A10 - para cerca de 300 cv como confirmou esta sexta-feira que vai "munir" este Mégane R.S. com um chassis que pode assumir duas configurações (Sport e Cup) e com um sistema de quatro rodas direccionais.
Quanto ao chassis, a Renault garante que terá duas afinações possíveis: Sport, que
"combina performances elevadas com uma utilização confortável do dia-a-dia" e Cup, que foi
"desenvolvida para entregar a derradeira experiência em pista".
Renault já prepara “ataque” ao Civic Type-R
No que ao sistema de quatro rodas direccionais diz respeito, estamos a falar de uma estreia absoluta no competitivo segmento dos "hot hatch". Denominado 4Control, vai permitir melhorar a estabilidade durante curvas feitas a grandes velocidades.
A potência vai continuar a ser enviada em exclusivo para o eixo dianteiro e o motor turbo de 2.0 litros poderá ser combinado com uma caixa manual de seis velocidades ou com uma caixa automática de dupla embraiagem.
Ao nível do design, e apesar da camuflagem, é notório que esta variante terá um "look" bastante mais agressivo do que o Mégane "convencional". A assinatura luminosa e os traços gerais não sofreram alterações, mas esta proposta recebeu novos apontamentos aerodinâmicos que ajudam a vincar a personalidade desportiva. Falamos sobretudo do spoiler que prolonga a linha do tejadilho, do enorme difusor traseiro que incorpora uma enorme ponteira de escape montada em posição central e das várias entradas de ar que dão presença e robustez a este modelo.
Como referimos acima, a estreia está marcada para o certame de Frankfurt, em Setembro, mas até lá será seguro afirmar que a Renault vai continuar a "afinar" este Mégane R.S. com a ajuda do alemão Nico Hulkenberg, piloto da equipa de F1 da Renault.