A Renault acaba de revelar ao mundo o novo Mégane RS Trophy-R, a versão mais radical do Mégane RS, e fê-lo juntamente com o anúncio de que este é o automóvel de produção de tracção dianteira mais rápido no Nürburgring.
Em Abril já tínhamos visto um protótipo do Mégane RS a testar no icónico circuito alemão, mas só agora soubemos que estava lá a bater uma nova marca recorde. Com Laurent Hurgon ao volante, este Trophy-R cumpriu os mais de 20 quilómetros do "The Ring" em 7 minutos e 40.10 segundos.
Esta é a marca de referência para o antigo circuito de Nordschleife, com 20.6 km, sendo que com o novo traçado, de 20,832 km, o tempo oficial está fixado nos 7 minutos e 45.389 segundos.
Tal como acontece com a versão convencional do Trophy, este Trophy-R conta com um motor de 1.8 litros turbo que produz 300 cv de potência e 400 Nm de binário máximo. A Renault garante ainda que esta versão é 130 quilos mais leve e que tem uma aerodinâmica modificada, ainda que não revele detalhes.
A história dos recordes do Renault Mégane RS no Nürburgring começou em 2008, com o Mégane RS R26.6 a ficar o recorde dos automóveis de produção de tracção dianteira nos 8 minutos e 17 segundos. Mais tarde, em 2011, novo recorde, desta vez para o Mégane RS Trophy (8 minutos e 7,97 segundos).
Em 2014 o Mégane RS Trophy-R desceu pela primeira vez da marca dos 8 minutos e registou uma "volta canhão" de 7 minutos e 54,36 segundos. Em todos os casos, o escolhido para estar atrás do volante foi sempre Laurent Hurgon, piloto de testes da Renault.
O Mégane RS Trophy-R vai chegar ao mercado no final de 2019 e será produzido numa série limitada a menos de mil unidades. Ainda assim, vamos poder vê-lo antes disso, é que a primeira aparição pública está marcada para o próximo dia 24 de Maio, no Grande Prémio do Mónaco, pelas mãos dos pilotos da equipa de F1 da Renault Sport: Daniel Ricciardo e Nico Hülkenberg.