Em produção desde 2014, a actual geração do Twingo (terceira geração) foi pensada e desenvolvida a pensar nas motorizações convencionais (combustão) e nos propulsores eléctricos, pelo que é uma questão de tempo até a Renault oferecer uma variante "sem emissões" deste pequeno citadino.
Ainda assim, e apesar de ser seguro afirmar que haverá um Twingo "100 por cento" eléctrico, isso pode não acontecer em breve… Pelo menos foi isso que o "patrão" da Renault no reino Unido, Vincent Tourette, deu a entender à publicação Autocar:
"Quando a procura chegar, nós estaremos prontos".
O actual Renault Twingo partilha "tudo" com a mais recente geração dos Smart ForTwo e ForFour, sendo que o facto deste Twingo ainda não ter uma variante eléctrica é mesmo o único factor que o diferencia do "irmão" germânico. Mas isso vai acabar no momento em que a Renault decidir dar "luz verde" ao seu Twingo "zero emissões".
A actual gama de Smart eléctricos é formada pelas variantes ForTwo Coupé e
Cabrio e ForFour, sendo que todas são alimentadas por um pequeno motor eléctrico que debita o equivalente a 82 cv de potência e 160 Nm de binário máximo.
Este propulsor eléctrico alimenta-se da energia armazenada nas baterias de iões de lítio com capacidade de 17,6 kWh colocadas sob o carro, sendo que a Smart reivindica uma autonomia de 160 quilómetros e um tempo de carga de três horas e meia (numa "wallbox" vendida pela própria Smart) e oito horas numa tomada caseira.
Recorde-se que já em 2013 a Renault tinha dado algumas pistas acerca do Twingo eléctrico, já que no Salão de Mobilidade de Milão em 2013 revelou ao mundo o Twin’Z Concept, um protótipo eléctrico que antecipou as linhas do actual Twingo.
Além de um "look" futurista, este Twin'Z Concept contava com um motor eléctrico montado no eixo traseiro que produzia o equivalente a 68 cv.