O Audi Q5 ganhou um estilo mais apurado, reforçado por um novo sistema de infoentretenimento, pouco mais de dois anos após o lançamento da segunda geração.
Com 4.680 mm de comprimento, o SUV da marca germânica ganhou mais 19 mm em relação ao seu antecessor.
Os novos pára-choques têm um papel determinante para atingir essas cotas, com a altura, de 1.660 mm, e a largura, de 1.890 mm, a manterem-se inalteradas.
Estilo mais desportivo
A grelha octogonal do motor parece agora mais larga, com as entradas de ar trapezoidais a crescerem em altura, oferecendo agora um aspecto bem mais compacto.
Atrás, o desenho dos farolins, que irá contar com sistema OLED opcional pela primeira vez, foi revisto, destacando-se uma nova inserção do difusor com uma asa horizontal.
Para um estilo mais agressivo, o Audi Q5 ganha duas novas linhas estilísticas opcionais em relação ao modelo convencional.
A primeira opção é composta por nervuras verticais com efeito de cromado na grelha do motor, reforçado por placas de protecção prateadas.
Na versão ‘S Line’, a mesma área frontal ganha uma grelha em favo de mel e uma faixa cromada a emoldurar o difusor traseiro.
A palete cromática do SUV é reforçada por duas novas cores – District Green e Ultra Blue –, enquanto o acabamento em preto será proposto como opção.
Dentro do Audi Q5, salta de imediato à vista – está bem saliente na consola – o novo ecrã táctil MMI de 10,1 polegadas do sistema de infoentretenimento.
Entretanto, desapareceu o comando rotativo na consola central para o sistema MMI, que também pode ser comandado por voz.
O ‘Virtual Cockpit Plus’, com um ecrã digital de alta resolução de 12,3 polegadas, exibe também os dados de navegação, podendo ser personalizado a partir do MMI.
Através do ‘Smartphone Interface’, é possível aceder às aplicações do telemóvel, enquanto o Audi Connect auxilia o condutor ao fornecer-lhe dados de navegação, com informações do trânsito e estimativas de tráfego em tempo real.
Os bancos e os revestimentos também foram renovados, estando disponíveis opções que podem ser combinadas com os acabamentos externos opcionais já mencionados.
Gama arranca com bloco TDI
A motorizar o SUV da Audi, na variante 40 TDI, está um bloco turbodiesel de 2.0 litros e quatro cilindros, complementado por um sistema ‘mild-hybrid’ de 12 volt.
Com 204 cv de potência e 400 Nm de binário máximos, demora 7,6 segundos dos 0 aos 100 km/hora para uma velocidde máxima de 222 km/hora.
Este propulsor será complementado, mais tarde, por duas variantes a gasóleo de 2.0 litros, e um V6 ‘diesel’.
No campo da gasolina, serão avançados dois motores TFSI de 2.0 litros e quatro cilindros, acompanhados de versões híbridas ‘plug-in’.
Na Alemanha, o Audi Q5 será colocado no mercado neste Outono com preços a partir de 48.700 euros, desconhecendo-se ainda os valores e a data de lançamento do modelo no nosso país.