É a própria ADAC alemã a confirmar: ao fim de 100 mil quilómetros, a bateria de 77 kWh do Volkswagen ID.3 Pro S mantém uma capacidade líquida de 93%.
Um valor positivo já que não foram nada simpáticos os ensaios feitos no centro de testes e tecnologia da maior associação automóvel europeia.
No teste de resistência, que foi o primeiro feito a um "eléctrico" da gama ID, foram examinados oito critérios principais e mais de 300 subcritérios.
Os testes incidiram desde a tecnologia e segurança até à condução, facilidade de operação e impacto ambiental.
Para conseguir os 100 mil quilómetros o mais depressa possível, o ID.3 foi frequentemente carregado a 100% em postos de carregamento rápido.
E, contrariamente à recomendação da própria marca, esteve sempre com o nível de carga no máximo e, por vezes, durante vários dias.
Durante os testes de resistência, recebeu diversas actualizações que permitiram aumentar até 170 kW a potência de carregamento DC.
O novo software também melhorou o consumo de energia em distâncias curtas e a temperaturas invernais entre zero e 5°C de forma significativa.
O planeador de rotas, que o ID.3 já comporta através de uma actualização, foi elogiado pelos técnicos da ADAC.
Além de avaliar a carga da bateria, o sistema também analisa o tráfego no momento para definir as paragens para carregamento.
A próxima fase de testes irá incidir sobre os 160 mil quilómetros garantidos pela marca, com a bateria a dispor ainda de 70% da sua capacidade líquida.
Entretanto, a Volkswagen já tem disponível no nosso país o renovado ID.3 Pro S com mais equipamento e maior autonomia por 48.415 euros.
A alimentar o bloco eléctrico de 150 kW (204 cv) e 310 Nm está uma bateria de 77 kWh capaz de chegar aos 559 quilómetros com uma carga.
O tempo de carregamento da bateria a 170 kW em corrente contínua também foi melhorado, bastando 30 minutos para carregar dos cinco aos 80%.
De origem, o "eléctrico" ganha jantes em liga leve Wellington de 19 polegadas, sensores de estacionamento à frente e atrás, e faróis LED.
Admite ligação sem fios de telemóveis enquanto os bancos dianteiros incluem nivelação eléctrica e sistema de massagem.
Velocidade de cruzeiro adaptativa com manutenção de faixa, ar condicionado automático e ecrã multimédia de 12 polegadas fazem parte do equipamento de série.
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