Quanto tempo acha que Cristiano Ronaldo precisa de jogar no Real Madrid para pagar o seu Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse avaliado em 2,5 milhões de euros? A resposta é certamente bastante diferente do que imagina… É que ao fim de 5 horas 15 min e 20 segundos o internacional português já ganhou o suficiente para pagar o "elemento" mais caro da sua garagem.
Esta conclusão resulta de um estudo realizado pela Carspring, site britânico de venda de veículos online, que analisou o custo dos automóveis de 256 jogadores profissionais de futebol em actividade e os seus salários de forma a perceber quantos minutos teriam que estar em campo para pagar as suas "máquinas". Ainda assim, convém ter em conta que apesar do estudo só contemplar os modelos mais icónicos de cada jogador, certamente todos eles terão vários automóveis à escolha em suas casas…
Jesús Navas, dianteiro espanhol do Manchester City, surge no primeiro posto deste estudo, já que precisa de jogar apenas 11 minutos e 17 segundos para pagar o seu Nissan Micra. Já o argentino Carlos Tevez, que actua nos chineses do Shanghai Shenhua, aparece no segundo posto, precisando apenas de 11 minutos e 35 segundos para pagar o seu Porsche Panamera Turbo S. Em terceiro está N’Golo Kanté, francês do Chelsea que recentemente foi considerado o jogador do ano na Premier League, que precisa de jogar 12 minutos e 58 segundos para pagar o seu Mini Cooper SD.
Além de Cristiano Ronaldo, há mais dois portugueses na lista. José Fonte, central que esta época trocou o Southampton pelo West Ham, precisa de estar em campo 2 horas e 59 minutos para conseguir comprar o seu Bentley Continental GT. Por seu turno, Luis Cunha, conhecido no mundo do futebol por Nani, tem de estar 2 horas e 28 minutos em campo pelo Valência para comprar o seu Lamborghini Gallardo LP550-2 Valentino Balboni Anderson.
Lionel Messi, do Barcelona, precisa de jogar 31 minutos e 32 segundos para pagar o seu Ferrari F430 Spider e Buffon, estrela da Juventus, paga o seu pequeno Fiat 500 em apenas 19 minutos e 48 segundos. Já o suíço Haris Seferovic, que está a caminho do Benfica, precisou de 7 horas e 57 minutos em campo para "comprar" o seu Porsche Panamera Turbo S.
Na "cauda" da lista surge George Boyd, do Burnley, que é dono de um Mercedes 300 SL (que pode atingir facilmente os dois milhões de euros em leilão) que lhe custou 45 horas e 40 minutos em campo. Mas o "título" de carro mais valioso vai para o inglês John Terry, conhecido por coleccionar vários modelos da Ferrari. O defesa central tem um Ferrari 275 GTB avaliado em cerca de 3 milhões de euros, valor que se traduz em 14 horas e 36 minutos de jogo.
Mas estes não foram os únicos detalhes que este estudo revelou. Foi possível por exemplo perceber que os guarda-redes e defesas preferem ter SUV’s e berlinas, ao contrário dos médios e avançados, que são "fãs" incondicionais de carros desportivos…