Terminado todo o processo de desenvolvimento de um novo modelo e enquanto está a ser finalizada a sua linha de montagem em série, o que acontece até ao seu lançamento comercial? A Audi revelou, aproveitando o lançamento da nova geração do luxuoso A8, o que se passa num hiato importantíssimo em que o carro já está, basicamente, pronto, mas em que os testes derradeiros permitem descobrir falhas e introduzir pequenas alterações ou afinações: as provas de validação.
Estes exemplares pré-série começam a ser preparados com dois anos de antecedência em relação ao lançamento comercial, para que os testes arranquem cerca de seis meses antes. Esse é o tempo que a marca calcula chegar para resolver problemas de última hora. Esses carros são, então, submetidos a testes nos quatro cantos do Mundo, embora numa condução perfeitamente normal, simulando a utilização que qualquer condutor lhe irá dar. No caso do A8, os seus condutores tiveram trabalho redobrado pois tiveram de experimentar as muitas inovações técnicas com testes específicos.
Aqui começa a vida comercial do novo modelo. E aquelas unidades pré-série todas, o que lhes acontece?! Bem, há finais diversos, dependendo das marcas e também, certamente, do número de veículos construídos e da sua especificidade. Há desde as que os guardam e distribuem pela sua rede para servirem para acções de formação até às que (aguenta coração!) os destroem! Uma coisa é certa: vendidos ao público é que não podem ser.