A primeira metade de 2018 foi a melhor deste século no que à venda de carros novos diz respeito, totalizando 8.66 milhões de unidades vendidas.
A queda do diesel manteve-se durante o primeiro semestre do ano, com as vendas a caírem 17%. A quota de veículos diesel representa agora apenas 37% das vendas totais, sendo que as maiores descidas se registaram na Noruega (-20%), Reino Unido (-30%), Eslovénia (-28%), Finlândia (-20%) e Bélgica (-20%).
Os automóveis electrificados (eléctricos, híbridos e híbridos plug-in) registaram uma subida de 31% para um total de 450.200 automóveis matriculados. Representam 5.4% de todos os registos e 56% do mercado norueguês. Contudo, representam apenas 3.4% do mercado alemão.
Os SUV’s continuam a ser os automóveis da moda e registaram um aumento de 24% nesta primeira metade do ano. Grande parte deste crescimento ocorreu dentro dos SUV’s de segmento B, ainda que apenas os SUV’s de maiores dimensões não tenham apresentado subidas.
O Grupo Volkswagen continua a ser o maior vendedor de carros novos na Europa, mas pela primeira vez também lidera a tabela de vendas dos SUV, muito por culpa do novo VW T-Roc. Contudo, a liderança da lista (das vendas totais) continua a pertencer ao VW Golf, com 257.550 unidades matriculadas.
Esta metade do ano também se revelou positiva para modelos icónicos como o Renault Clio ou o Ford Fiesta, mas houve mais automóveis a crescer. Na galeria acima reunimos os 25 automóveis mais vendidos na Europa na primeira metade de 2018. Ora veja!