Os SUV coupé estão na moda e, se muitos pensam que tudo começou com o BMW X6, a ideia original surgiu em 2001 quando o francês Olivier Boulay desenvolveu um "concept" pensado para dar origem a um protótipo que antevia os regulamentos que viriam a ser adoptados nas grandes provas de todo-o-terreno, como o "Dakar".
Em 2003, na estreia do Pajero Evo, um verdadeiro carro de competição com uma carroçaria em carbono, Peterhansel foi derrotado com a meta à vista e Masuoka assegurou o triunfo Mitsubishi. Mas, no ano seguinte, o francês garantiu a sua primeira vitória no "Dakar" ao volante de um todo-o-terreno, depois de seis triunfos nas motos. Stephane Peterhansel voltou a ganhar em 2005, no ano da estreia dos VW Race Touareg, mas um erro na passagem pela Guiné Conakry em 2006 abriu as portas ao trinfo de Luc Alphand.
Os anos de ouro do Pajero Evolution no Dakar são apenas uma memória, tal como a do modelo que lhe deu origem. Essa memória ainda estava fresca quando a BMW mostrou no Salão Automóvel de Frankfurt o protótipo do X6.
Em termos de forma e conceito seguiu um caminho próximo do enunciado pelo SUV japonês, mas há uma grande diferença: um foi pensado para a competição e não deu origem a nenhuma proposta para o dia-a-dia, enquanto os bávaros realizaram um SUV que chegou ao mercado em 2008 que ainda se mantém no catálogo, apesar de uma evolução contínua.
Nessa altura muitos duvidaram do futuro de uma proposta deste tipo, mas o sucesso do X6 foi – e é – inquestionável. De tal forma que a BMW dilatou a oferta com o X4 e obrigou a concorrência a reagir. A Mercedes avançou com os coupés GLC e GLE, e até a tradicional Range Rover desenvolveu o elegantíssimo Velar.
Os SUV coupé também marcam pontos no universo dos construtores generalistas. Basta olhar para propostas como o Toyota CH-R, para apontar apenas um exemplo. Curiosamente, a Mitsubishi esqueceu durante muitos anos o pioneirismo da sua proposta de 2001, mas hoje também marca presença neste universo com o Eclipse Cross, que está a chegar ao mercado nacional.