Depois de desenvolver o NXT Concept, um protótipo de um autocarro autónomo para a cidade, a Scania voltou à carga, desta vez com um camião de carga eléctrico.
Denominado Scania AXL, este é um protótipo totalmente autónomo, como de resto se percebe pela ausência de cabine. Consegue orientar-se em minas e em espaços de construções amplos, recorrendo para isso a câmaras, radares, LIDAR e claro, sistema GPS.
Este protótipo está pensado para ser em espaços amplos e sem grandes obstáculos, pelo que a tecnologia que usa não lhe permitira, por exemplo, circular em cidade ou em espaços mais congestionados.
Seria de pensar que um veículo tão futurista quanto este fosse alimentado por um grupo propulsor eléctrico, mas não. A Scania optou por manter um sistema de combustão interna convencional, ainda que o tenha adaptado para funcionar com biocombustível. De acordo com a marca que pertence ao Grupo VW, este é um exemplo perfeito "de como juntar técnicas tradicionais e novas tecnologias".
Este é o primeiro protótipo de um camião totalmente autónomo da Scania, mas não será certamente o único. A fabricante sueca quer ser uma das primeiras a lançar no mercado um camião de carga de forma a ajudar a indústria dos transportes a tornar-se mais sustentável.
"Já temos camiões autónomos em operações de clientes. Mas até ao momento, eles contam com espaço para que um supervisor possa intervir, caso seja necessário. Este Scania AXL não tem cabine e isso muda significativamente o jogo", afirmou Claes Erixon, Responsável pela Pesquisa e Desenvolvimento da Scania.