Pesquisa
Actualidade

SEAT 600 de 1969 foi transformado num… Abarth 1000 TCR!

16:28 - 06-01-2018
  34
SEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num Abarth
SEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num AbarthSEAT 600 clássico transformado num Abarth

Antes de ficar sob a alçada do Grupo Volkswagen, a SEAT tinha uma licença para produzir a sua própria versão do FIAT 600. Foi então que no dia 27 de Junho de 1957 saiu da linha de montagem na Zona Franca o primeiro SEAT 600, o automóvel que viria a colocar a Espanha sobre rodas.

Escusado será dizer que este carro foi importantíssimo para a fabricante da Catalunha, que ainda recentemente fez questão de restaurar um SEAT 600 descapotável para celebrar o 60º aniversário deste modelo.

Ainda assim, há outras formas de celebrar a existência deste modelo, cujas raízes se prolongam até aos dias de hoje, basta olhar para o actual FIAT 500, como por exemplo fazer dele um carro para… "tracks days"!

É claro que para isso não pode utilizar um SEAT 600 convencional, mas sim uma versão que foi transformada pela Abarth em 2003. Denominado Abarth 1000 TCR, este modelo (de 1969) usa apenas componentes originais da marca do escorpião e conta, entre outras coisas, com um novo sistema de escape, um novo carburador e um interior completamente restaurado.

Também o seu motor foi "remexido" pelos técnicos da Abarth, passando a debitar 69 cv de potência. É certo que não é um número impressionante, mas se tivermos em conta que se trata de um automóvel bastante leve (cerca de 650 kg) percebemos que é um "brinquedo" feito à medida dos amantes da condução no seu estado mais puro.

Agora que os seus dias de competição já acabaram e com apenas 7.740 quilómetros feitos, podemos garantir que este Abarth 100 está em excelentes condições. Mas se quiser um prepare-se para pagar 17.900 euros (antes de impostos), sendo que o Abarth 595 actual (bloco 1.4 T-JET de 145 cv) tem um preço que começa nos 21.800 euros.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.