Ou o Seat Alhambra se transforma num SUV de sete lugares ou poderá morrer! Este não é um rumor para assustar a fábrica da Autoeuropa de Palmela, onde o monovolume da marca espanhola é fabricado, ao lado do VW Sharan, mas uma declaração muito clara do responsável do "design" da Seat, Alejandro Mesonero!
Numa resposta à revista britânica "AutoExpress", Mesonero não podia ter sido mais claro, quanto ao abandono dos monovolumes, em claro decréscimo de vendas, perante o aumento exponencial da popularidade dos SUV:
"Já não queremos continuar com aquele tipo de carroçarias. Vamos substituí-lo mas não com este formato de monovolume que temos agora. A Seat vai lançar um modelo de sete lugares, mas isto já não é sedutor… Toda a gente está a comprar SUV agora".
Ou seja, o próximo modelo da Seat com sete lugares, continue a chamar-se Alhambra ou receba outra designação qualquer, será muito mais um "crossover" que um monovolume tradicional - o que, no fundo, foi antecipado pelo "concept" 20V20 apresentado no salão de Genebra de 2015… -, e até poderá recorrer à base que a Skoda usou para o seu SUV de sete lugares, o
Kodiaq.
Será, a aparecer, o terceiro SUV ou "crossover" da marca catalã, depois do lançamento do
Ateca e do aparecimento, em 2017, do modelo mais compacto que já se sabe que se chamará
Arona.
Resta saber o que se passará com o "irmão" do Alhambra, o VW Sharan… Trilhará a VW o mesmo caminho? A verdade é que, nesse aspecto, a marca alemã tem os movimentos mais limitados, pois já dispõe de um SUV grande, o Touareg. Por outro lado, sabe-se que a fábrica de Palmela está já a ser adaptada para a construção de um novo modelo da VW e que será um "crossover", se bem que de dimensões mais compactas.
De qualquer forma, a unidade de produção portuguesa já demonstrou uma flexibilidade notável capaz de se adaptar a qualquer tipo de modelo. Podendo, por isso, candidatar-se à construção do tal novo modelo de sete lugares que a Seat queira construir.