Tal como tem acontecido com outras marcas, também a SEAT disse "presente" ao pedido de auxílio para produzir ventiladores, dispositivos essenciais na luta contra o coronavírus.
Mas a fabricante espanhola, com sede em Martorell, não se limitou a construir um ventilador qualquer, já que o protótipo que apresentou foi feito com o motor de um limpa pára-brisas e com várias peças produzidas com recurso à tecnologia de impressão 3D.
Ainda em fase experimental, este ventilador resulta do esforço conjunto da SEAT, HP e Leitat e valida a velha máxima que manda "improvisar, adaptar e superar". Porém, está longe de ser o único contributo destas três empresas, que já colocaram as suas instalações, os seus conhecimentos tecnológicos e os seus funcionários à disposição das autoridades de saúde.
Num comunicado oficial, o Consórcio da Zona Franca de Barcelona (CZFB), do qual fazem parte a SEAT, a HP e a Leitat, também informa que disponibiliza as suas capacidades produtivas a empresas e empreendedores que tenham ideias ou projectos de impressão 3D que possam ajudar a travar o aumento desta pandemia.