
















O SEAT Tarraco, que já tivemos oportunidade de conduzir, foi testar numa das zonas mais exigentes do planeta, o deserto marroquino de Erg Chebbi.
São 22 quilómetros de extensão por 5 quilómetros de largura, montanhas arenosas, mudanças de terreno e temperaturas extremas que em poucas horas passam dos 0 aos 50 graus. Foi este o desafio que o novo (e o maior) SUV da marca de Martorell enfrentou no maior deserto de Marrocos.
Este é, por isso, o exercício perfeito para a fabricante da Catalunha testar o conforto a bordo do Tarraco, sobretudo a opção "Auto" do ar condicionado. "A temperatura ideal é de 21,5ºC e é chamada de ‘temperatura de conforto’. A opção de ar condicionado Auto serve precisamente para regular automaticamente a temperatura do nosso veículo", garante María García, engenheira do Departamento de Desenvolvimento e Aerodinâmica da SEAT.
A areia e os terrenos pedregosos antes de chegar às dunas também representaram um bom exercício para o controlo adaptativo do chassis do Tarraco, já que este sistema ajusta automaticamente a firmeza da suspensão, modificando as suas características de acordo com as exigências da estrada.
"O sistema é capaz de reagir aos solavancos da estrada numa questão de milissegundos para optimizar o seu comportamento, tornando mais fácil atravessar para a duna", explicou Stefan Ilijevic, responsável de Pré-Desenvolvimento, Patentes e Inovação da SEAT.
Recorde-se que nesta zona as dunas podem chegar até aos 150 metros, quase a altura da Sagrada Família de Barcelona. Stefan Ilijevic recomenda "desactivar o sistema de controlo de estabilidade [à entrada da duna] para evitar o bloqueio das rodas e para que continuem à procura de tracção no solo".
Com 4,74 metros de comprimento e 2,79 metros de distância entre eixos, o Tarraco está disponível por um preço a partir dos 38.627 euros e conta com duas motorizações a gasolina (1.5 TSI de 150 cv e 2.0 TSI de 190 cv) e um motor diesel (2.0 TDI) que pode assumir dois níveis distintos de potência: 150 e 190 cv.
Versão |
Cilindrada |
Potência |
Preço |
cm3 |
|||
1.5 TSI STYLE S&S |
1498 |
150Cv |
38.627,00 |
1.5 TSI XCELLENCE S&S |
1498 |
150Cv |
41.744,00 |
2.0 TSI DSG 4DRIVE XCELLENCE S&S |
1984 |
190Cv |
51.519,00 |
|
|
|
|
2.0 TDI CR STYLE S&S |
1968 |
150Cv |
41.072,00 |
2.0 TDI CR XCELLENCE S&S |
1968 |
150Cv |
44.463,00 |
2.0 TDI CR DSG 4DRIVE XCELLENCE S&S |
1968 |
150Cv |
56.201,00 |
2.0 TDI CR DSG 4DRIVE XCELLENCE S&S |
1968 |
190Cv |
59.666,00 |