O Toyota Supra era um dos lançamentos mais aguardados para 2019 e não desiludiu. Depois de vários meses de "teasers" a Toyota revelou finalmente ao mundo, no Salão de Detroit, a quinta geração deste desportivo, recuperando assim um ícone japonês que estava na "reforma" desde 2002, ano em que a quarta geração deixou de ser produzida.
A chegada ao mercado está agendada para o final do Verão deste ano, mas não pense que o Supra vai ter vida fácil. Há vários modelos no mercado prontos "a bater o pé" a um modelo que no primeiro ano só terá 900 unidades reservadas para o mercado europeu.
Ainda não é conhecido o preço do Supra no nosso país, pelo que não usámos esse indicativo nesta comparação. Porém, escolhemos seis alternativas que têm muito em comum com um Toyota que levou o selo de aprovação da Gazoo Racing.
Porsche 718 Cayman S – 350 cv
O adversário mais óbvio do novo Toyota Supra é o Porsche 718 Cayman S. Este desportivo da marca de Estugarda é alimentado por um motor de 2.5 litros de quatro cilindros que produz 350 cv de potência e 420 Nm de binário máximo.
Estes números permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de apenas 4,6 segundos e uma velocidade máxima de 285 km/h, com a Porsche a reivindicar um consumo médio de 9,2 litros por cada 100 quilómetros. Com a caixa automática PDK e o "pack" Sport Chrono a aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em apenas 4,2 segundos.
No nosso país o Porsche 718 Cayman S tem um preço que começa nos 90.321 euros, mas se optar pela versão base do Cayman, equipada com um motor de quatro cilindros de 2.0 litros com 300 cv, o preço desce para os 70.673 euros.
Audi TTS Coupé – 306 cv
O Audi TTS Coupé, equipado com um motor de 2.0 litros turbo e quatro cilindros que produz 306 cv de potência e 400 Nm de binário máximo, também se afirma como um concorrente do novo Supra. Contudo, o desportivo da marca de Ingolstadt oferece lugar para quatro passageiros (4+4).
O Audi TTS Coupé acelera dos 0 aos 100 km7h em 4,5 segundos e chega aos 250 km/h de velocidade máxima, um limite electrónico definido pela marca germânica.
Alpine A110 – 250 cv
O novo Alpine A110, que no nosso país começa nos 63 mil euros, é o segundo modelo menos potente desta lista, mas compensa em tudo o resto. Tivemos oportunidade de o conduzir e podemos garantir que o prazer ao volante está assegurado.
À primeira vista o bloco 1.8 turbo de 250 cv de potência e 320 Nm de binário não impressiona, mas quando olhamos para a relação peso/potência de 4,8 kg/cv a "conversa" muda de figura.
A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em apenas 4,5 segundos, ao passo que a velocidade máxima está fixada nos 250 km/h.
Alfa Romeo 4C – 241 cv
É o modelo menos potente desta lista, mas tem uma das imagens mais agressivas do seu segmento e não passa despercebido por onde quer que vá.
Alimentado por um motor de quatro cilindros de 1.7 litros turbo que produz 241 cv de potência e 350 Nm de binário, este desportivo da marca de Arese é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos e chega aos 258 km/h de velocidade máxima.
Tudo indica que o 4C possa sofrer um "restyling" ao longo deste ano e que veja a sua potência subir para perto dos 300 cv. O preço desta versão no nosso país começa nos 72.144 euros.
Jaguar F-Type (motor 2.0) – 300 cv
Pode ser visto como o modelo de acesso à gama, mas o novo Jaguar F-Type equipado com o motor de quatro cilindros a gasolina com 2.0 litros e 300 cv de potência é um verdadeiro desportivo.
Disponível por um preço que começa nos 76.507 €, este F-Type é capaz de passar dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e chega aos 250 km/h de velocidade máxima.
Tivemos oportunidade de conduzir este modelo nas estradas da Noruega e ficámos impressionados com o comportamento deste "Jag" em estrada e com a "nota musical" que sai dos escapes. Parece um V6!
Nissan 370Z Nismo – 344 cv
Se tivermos em conta a relação preço/performance percebemos que este Nissan 370Z Nismo é uma das propostas mais fortes do seu segmento.
Equipado por um motor V6 de 3.7 litros atmosférico que produz 344 cv de potência e 371 Nm de binário, este "Z" é capaz de arrancar emoções a quem está atrás do volante, ao mesmo tempo que o ronco do escape surge como um potenciador da adrenalina. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 5,2 segundos e a velocidade máxima está fixada nos 250 km/h.
Testámos esta versão no Verão de 2018 e ficámos impressionados como facto deste Nismo nos obrigar a "trabalhar" atrás do volante. O mesmo é dizer que num mundo onde os automóveis são cada vez mais autónomos e fáceis de conduzir, este 370Z afirma-se como um desportivo "à antiga" e feito à medida de quem não gosta de andar só a passear…
O Nissan 370Z Nismo está disponível no nosso país por um preço que começa nos 71.500 euros.
Potência (cv)
1. Porsche 718 Cayman S - 350 cv
2. Nissan 370Z Nismo - 344 cv
3. Toyota GR Supra - 340 cv
4. Audi TTS Coupé - 306 cv
5. Jaguar F-Type (2.0 litros) - 300 cv
6. Alpine A110 - 250 cv
7. Alfa Romeo 4C Coupé - 241 cv
Aceleração (0 aos 100 km/h)
1. Porsche 718 Cayman S - 4,2 segundos (com caixa PDK e o "pack" Sport Chrono)
2. Toyota Supra - 4,3 segundos
3. Audi TTS - 4,5 segundos
Alpine A110 - 4,5 segundos
Alfa Romeo 4C Coupé - 4,5 segundos
4. Nissan 370Z Nismo - 5,2 segundos
5. Jaguar F-Type (2.0 litros) - 5,7 segundos
Velocidade Máxima (km/h)
1. Porsche 718 Cayman S - 285 km/h
2. Alfa Romeo 4C Coupé - 258 km/h
3. Audi TTS - 250 km/h
Alpine A110 - 250 km/h
Alfa Romeo 4C - 250 km/h
Nissan 370Z Nismo - 250 km/h
Jaguar F-Type (2.0 litros) - 250 km/h
Peso (kg)
1. Alfa Romeo 4C Coupé - 995 kg
2. Alpine A110 - 1.178 kg
3. Audi TTS Coupé - 1.360 kg
4. Porsche 718 Cayman S - 1.430 kg
5. Toyota GR Supra - 1.595 kg
6. Nissan 370Z Nismo - 1.610 kg
7. Jaguar F-Type - 1.644 kg