Pesquisa
Actualidade

A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!

10:50 - 29-11-2017
  49
A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!
A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!A gastar 400 mil euros por hora, Tesla morre em Agosto!
A Tesla exibiu uma invejável pujança este mês, mostrando não só o seu primeiro camião eléctrico, o Semi, como também o novo Roadster que, com uma aceleração até aos 96 km/h em 1,9 s, se faz anunciar como o mais rápido automóvel alguma vez produzido em série… quando começar a ser feito, em 2020. Mas correrá a vida tão bem como aparenta a Elon Musk? São já vários os analistas financeiros a chamar a atenção para a forma quase absurda como a Tesla "derrete" dinheiro diariamente e o perigo que corre para um final… a muito curto prazo!

Bob Lutz, nome grande e respeitado da indústria automóvel norte-americana, com passagens pela Chrysler e pela General Motors, não está com meias palavras quando se refere à Tesla: "A empresa vai desaparecer do negócio. A este ritmo nunca chegarão a 2019!". Pessimismo puro? Infelizmente, pelas contas de vários analistas económicos, Lutz até poderá estar a ser… optimista caso a Tesla não proceda rapidamente a um aumento de capital para um encaixe de dinheiro fresco!

Dados da agência financeira Bloomberg apresentam um quadro muito mais negro para a empresa de Elon Musk. A Tesla está a gastar ao ritmo de oito mil dólares (6720 euros) por minuto, ou seja 403.200 € por hora! A Bloomberg leva a sua análise mesmo a um extremo tenebroso: se nada for feito e os gastos continuarem a este ritmo, a Tesla gastará todo o dinheiro de que dispõe no dia 6 de Agosto, mais precisamente às 2h17 de Nova Iorque!

O dinheiro sai quase à mesma velocidade a que o Roadster acelera até aos 100 km/h, pelos investimentos necessários para a produção do Model 3 que se atrasou, ao ponto de não conseguir ainda contribuir para a entrada de capitais, quando já o deveria estar a fazer. A Tesla continua a afirmar que tem dinheiro suficiente para aguentar todos os seus compromissos até o fabrico do Model 3 entrar na sua velocidade de cruzeiro de cinco mil unidades por semana, em finais de Março. A partir daí, será aquele modelo a alimentar as necessidades de dinheiro da marca.

E a verdade é que os investidores continuam "apaixonados" pela Tesla e pelo discurso de Elon Musk. Prova disso é a valorização das acções da marca que ainda ontem ganharam 3%, para 317,81 dólares. O que significa que a Tesla está avaliada em 53 mil milhões de dólares (44,6 mil milhões de euros), contra os 40,4 mil milhões de euros da Ford!

Entretanto, para suprir os seus problemas de capital, Musk jogou a cartada do Roadster que, embora só vá ser feito em 2020, vai já fazer entrar muito dinheiro na Tesla: os primeiros exemplares, denominados Founders Series Roadsters, custam 250 mil dólares e, para serem reservados (e já foram quase todos), os clientes tiveram de adiantar o pagamento integral, o que significa que poderá estar a caminho mais uma entrada de 250 milhões de dólares "fresquinhos"!

Segundo muitos analistas económicos, contudo, será muito difícil Elon Musk salvar-se de ter de fazer mais um aumento de capital, de forma a poder suportar as despesas com os juros das dívidas contraídas anteriormente. O que terá como consequência a possível diminuição da sua posição na Tesla…

Bob Lutz – que, além de um "design" atraente, não vê nada nos Tesla que a GM não possa fazer igual ou melhor e mais barato! – voltou à carga: "Sempre que há um problema grave que obriga a um aumento de capital, Musk tira um ‘coelho da cartola’ para distrair os accionistas: ao primeiro problema surgiu a Gigafactory; ao segundo, vamos a Marte; no seguinte, perfuramos Los Angeles para viajarmos por baixo da terra; e agora foi a vez do semi-Semi e do Roadster!".
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.