Numa altura em que o veículo da NASA "Mars Exploration Rover" continua a "examinar" de perto o planeta vermelho, o designer Frederic Le Sciellour criou a sua própria versão de um veículo de exploração espacial, designado "The Rümker".
O ponto de partida de Le Sciellour, designer de transportes na Jaguar, foi simples e consistia em
"criar um veículo para fazer a exploração de um novo planeta", como o próprio afirmou. Mas para cumprir este objectivo, não chega que o veículo tenha "bom aspecto" (como de resto achamos que tem). E é aí que este Rümker "abre o jogo".
Equipado com "lagartas" em vez dos convencionais pneus, é capaz de percorrer todo o tipo de terrenos. O eixo traseiro é alimentado por dois propulsores (um para cada par de "rodas"), ao passo que o eixo frontal conta com um motor para alimentar individualmente cada uma duas "rodas". Mas o grande trunfo do Rümker é a suspensão, que parece saída de uma longa-metragem de ficção científica mas que garante que nenhuma superfície seja capaz de travar este "explorador espacial".
A carroçaria, que conta com um formato rectangular, foi pensada para acomodar vários astronautas e cientistas, que lá poderão viver confortavelmente e "estudar" o planeta em questão.
Mas se pensa que a imaginação do designer Frederic Le Sciellour se esgotou com o "The Rümler" está muito bem enganado. A visão de Le Sciellour ainda inclui uma base de exploração espacial na Lua e propulsores avançados capazes de levar os exploradores mais longe no sistema solar do que nunca.
"Eles começam a viagem ao deixar a Terra e a aterrar na Lua", afirmou o Le Sciellour.
"Depois [já na Lua], todos os veículos são carregados numa nave espacial alimentada a energia solar e a viagem começa".
Infelizmente, Le Sciellour não vai propor o Rümler à NASA, pelo menos por agora. O designer que trabalha na Jaguar admitiu que o projecto não é
"100 por cento realista" no que diz respeito a alguns aspectos mais técnicos que dizem respeito às exigências da exploração espacial, e lembrou que só queria criar algo
"que pudesse ser visto num filme de ficção científica". E a avaliar pelo "look" extremo, ninguém tem dúvidas de que o Rümler se ia sair bem no cinema…