Com a chegada ao mercado prevista para o primeiro trimestre de 2018, o tão esperado Alpine A110 começou, finalmente, a ser produzido. A expectativa é grande e os primeiros testes dinâmicos, feitos com veículos pré-série, mereceram rasgados elogios pela condução divertida que o pequeno desportivo da Renault proporciona!
Dieppe é o berço da Alpine, sendo por isso mais que simbólico que a reencarnação do icónico desportivo dos anos 60 e 70 seja também aqui construído. "Fazer renascer a Alpine em Dieppe, uma zona industrial criada com e para a ‘berlinette’ azul há cerca de 50 anos, era um desafio", disse Carlos Ghosn. "Foram investidos mais de 35 milhões de euros [com ajudas do Estado e da região…], recrutadas 151 pessoas e a fábrica reequipada. Com este renascimento, a excelência e a elegância ‘à francesa’ são mais que um símbolo, são uma realidade industrial".
Uma importante parte do investimento foi para uma ferramenta industrial importantíssima que permite montar a carroçaria e o chassis todo em alumínio que dá uma extraordinária leveza ao Alpine A110: o desportivo francês pesa apenas 1103 kg para o motor 1.8 turbo de 252 cv, levando-o a acelerar até aos 100 km/h em meros 4,5 s, atingindo os 250 km/h! É o que mostra à chegada a pista, no final deste vídeo onde podemos ver todo o seu processo de nascimento, desde a montagem do chassis em alumínio até ao detalhado controlo final!
A linha de montagem foi alvo de profunda modernização, de forma a conseguir um nível que a marca francesa define como fazendo já parte do mundo "premium". E há ainda novos "robots" na linha de pintura para garantir acabamentos da melhor qualidade. Em especial naquele azul que se tornou tão célebre na equipa oficial da Alpine no Mundial de Ralis do início da década de 70, com os denominados "Três Mosqueteiros"… que também eram quatro: Jean-Pierre Nicolas, Bernard Darniche, Jean-Luc Thérier e Jean-Claude Andruet.
Foi nestas instalações de Dieppe que, em 1969, a marca fundada por Jean Rédélé se especializou na construção de pequenas séries desportivas, nunca cortando os laços com a Renault. Agora reforçados com o renascimento do mais icónico dos seus carros, o A110, a suscitar enorme expectativa no mercado, em que as unidades que começaram agora a ser produzidas chegarão durante o primeiro trimestre.