Tudo começou com um cliente chamado Scott Blattner, que chegou às instalações da Singer com um Porsche 964 de 1990 e com um pedido muito especial: transformá-lo num "monstro" mais potente e bastante mais leve! A Singer deitou mãos à obra e em poucos meses conseguiu satisfazer o pedido de Scott. As primeiras imagens desta criação surgiram antes do final do ano passado mas só esta semana pudemos ficar a conhece-lo na sua forma final.
O resultado final não podia ser mais impressionante. A aerodinâmica foi vista e revista e acrescentou um novo "splitter" dianteiro, um difusor e um "spoiler" traseiro do tipo "ducktail" que nos remete de imediato para o mítico Porsche 911 2.7 Carrera RS. Importa igualmente referir que toda a carroçaria está feita em fibra de carbono e que todos os painéis foram desenhados em exclusivo para esta versão. O "look" exterior só fica completo com as jantes em magnésio criadas pela BBS e montadas em pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 245/35 R18 e 295/30 R18.
Mas se o exterior é especial, acredite que o interior não lhe fica atrás. A fibra de carbono exposta contrasta com a pele da mais elevada qualidade dos bancos desportivos Recaro, dos tapetes e do "tablier". Porém, é o volante Momo em fibra de carbono, a pedalaria em carbono e titânio, o painel de instrumentos em carbono e a alavanca de mudanças à vista que mais saltam à vista.
A suspensão de duplos triângulos também ficou a cargo da Williams Advanced Engineering, sendo que os amortecedores, feitos à medida, podem ser ajustados remotamente. A suspensão, tal como tudo em torno deste projecto, foi pensada e feita para pesar o menos possível, sendo que a Singer conseguiu a enorme proeza de manter o peso total deste Porsche abaixo dos 1000 quilos. Este 911 pesa 990 quilos, praticamente o mesmo que um Smart ForFour (970 kg!).
A Singer tem por estes dias dois exemplares deste Porsche 911 Reimagined by Singer - Dynamics and Lightwighting Study expostos no Festival de Velocidade de Goodwood, e apesar de ninguém saber ao certo o valor destas criações (deverá ultrapassar o milhão de euros… antes de impostos!), a vontade da pequena empresa com sede na Califórnia é produzir um total de 75 exemplares.