Sir Roger Moore morreu esta terça-feira (dia 23) na Suíça, com 89 anos. Para trás ficam 118 episódios da série de televisão "The Saint", onde Moore fez de Simon Templar, e sete filmes como 007, onde Moore deu vida a James Bond, o agente secreto mais famoso do planeta.
Dizer que Roger Moore foi o melhor Bond de sempre é um debate sem fim, porque há sempre quem fale de Sean Connery ou até mesmo do mais recente Daniel Craig. Mas ninguém consegue contrariar o facto de Moore ter sido um dos Bond com melhores carros em mãos, e nós, em jeito de homenagem, resolvemos escolher os melhores "Bond Cars" ao serviço de Sir Roger Moore.
Falar de Roger Moore enquanto James Bond é recordar um dos carros mais icónicos da saga James Bond: o Lotus Esprit S1, do filme "The Spy Who Loved Me", que se transformava num submarino.
Ninguém esquece a cena em que Bond sai da água a conduzir este Lotus e atira um peixe janela fora. Mas se estiver a pensar no que poderá ter acontecido ao Lotus Esprit S1, saiba que em Setembro de 2013 foi comprado por Elon Musk, o fundador da Tesla, que pagou aproximadamente 720 mil euros por este anfíbio.
Mas este não foi o único Lotus ao serviço de James Bond em "007 – The Spy Who Loved Me". Já que o espião recebeu um Lotus Esprit Turbo em "bronze" para usar na sua viagem até aos alpes italianos.
Outro dos modelos icónicos que serviram o famoso espião no cinema foi o Citroen 2CV. Moore, em "007 – For Your Eyes Only", usa um 2CV amarelo para perseguir um Peugeot 504. É uma cena icónica, mas quem pagou o preço foi o "pequeno" Citroen, já que foram destruídos seus exemplares na filmagem desta perseguição.
E por falar em destruição, recordar Roger Moore obriga-nos a falar no Renault 11 de "007- A View to a Kill" que foi destruído ao meio, com Bond a mostrar que tudo o que precisava era de um carro de tracção dianteira, um guiador e dois bancos.
Em "007 – The Man With the Golde Gun", Moore protagonizou mais uma cena memorável da saga James Bond. O agente secreto britânico envolveu-se numa das suas perseguições automóveis que culminou com um salto sobre um rio. A cena, filmada na Tailândia, foi pioneira no uso de tecnologia de modulação computacional, mas somos obrigados a admitir que quer Moore quer o AMC Hornet estiveram à altura dos acontecimentos.
Os mais recentes títulos do 007 – James Bond no cinema ajudaram a popularizar vários modelos da Aston Martin, mas a verdade é que o carro mais popular da saga James Bond está longe de ser uma destas "máquinas" modernas. Acredite ou não, o Leyland Mini Moke, que soma aparições (ainda que muito breves) em "You Only Love Twice", "Live and Let Die", "The Spy Who Loved Me" e "Moonraker", é o "Bond Car" mais popular do cinema.
Por fim, e uma das escolhas mais peculiares da saga 007, destacamos o Range Rover descapotável que Moore usou em "007 – Octopussy". À primeira vista é uma escolha tão sofisticada quanto improvável, mas a verdade é que o Range Rover é um dos modelos mais versáteis do mundo automóvel. E se a isso juntarmos o facto de estarmos a falar de dois ícones britânicos, percebemos que esta escolha é óbvia…
Roger Moore até pode ter dito em 2015, numa entrevista à "Fox", que Sean Connery e Daniel Craig eram sem dúvida os melhores Bonds do cinema. Mas quando se fala do melhor Bond ao volante são poucos os que hesitam em dizer: Sir Roger Moore…