Todos os automóveis novos, vendidos a partir de 31 de Março, têm de ser equipados com um sistema capaz de realizar chamadas de emergência "112", em caso de acidente. A decisão foi aprovada em 2013 pela União Europeia, que preconizou que todos os veículos em circulação no território da UE viessem a ser equipados com o sistema eCall.
Mas o Parlamente Europeu apenas aprovou esta medida em 2015 e só em 2018 elas serão obrigatórias para todos os veículos automóveis. Por isso, terão de fazer parte do equipamento de série de todos os veículos automóveis ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros a partir de 31 de Março de 2018.
Os deputados do Parlamente Europeu nomearam um comissão para avaliar, nos próximos três anos, a possibilidade do sistema eCall poder ser associado a outro tipo de veículos, como autocarros e veículos pesados de transporte, o que equivale a pensar em mais um par de anos de espera...
O sistema está montado, mas é necessário contar com a capacidade de resposta dos serviços de emergência nacionais – que, no caso de Portugal, passa pelo INEM – bem como ultrapassar as burocracias das operadoras de comunicação e serviços de emergência. Como se trata de um programa europeu (cheira a dinheiro...) pode ser que as coisas sejam mais rápidas.