O novo Skoda Kodiaq RS, a versão mais radical deste SUV da marca checa, ainda não foi apresentado mas já "atacou" um dos mais exigentes circuitos do mundo. Falamos, como é óbvio, do mítico Nürburgring, onde este Kodiaq estabeleceu um novo recorde do mundo.
Com a piloto – e ex-apresentadora do Top Gear – Sabine Schmitz ao volante, o novo Skoda Kodiaq estabeleceu um novo recorde de volta para um SUV de sete lugares, "título" que lhe permite chegar ao mercado com confiança renovada, algo que deverá acontecer lá mais para o final do ano, com a certeza de que a apresentação – já sem estes gráficos alusivos ao "The Ring" – irá acontecer no Salão Automóvel de Paris, em Outubro.
Mas vamos ao que interessa, o recorde! Sabine Schmitz levou este Skoda Kodiaq RS ao limite no "Inferno Verde" e cortou a meta com um tempo de 9 minutos e 29,84 segundos. No final, e depois de confirmado o recorde, Frantisek Drábek, director de modelos compactos da Skoda e responsável pelo desenvolvimento deste Kodiaq RS, destacou a versatilidade, a emotividade e o dinamismo deste SUV.
Para isso muito contribui o motor de 2.0 litros BiTDI de 239 cv que "vive" debaixo do capo deste SUV. Surge acoplado a uma caixa automática DSG de dupla embraiagem e sete velocidades e está associado a um sistema de tracção integral. Conta ainda com um Controlo Dinâmico de Chassis (DCC) que permite ao condutor seleccionar vários modos de condução.
A unidade que se apresentou ao serviço no circuito de Nürburgring estava camuflada com um desenho especialmente feito para este recorde, mas ainda assim existem alguns elementos que o distanciam do Kodiaq "convencional". Destaca-se o novo "kit" de carroçaria mais agressivo, as jantes de maiores dimensões, o sistema de escape desportivo e claro, o "lettering" RS espalhado pelo exterior e pelo interior desta proposta.