A empresa de engenharia AKKA acaba de apresentar ao mundo o Smart Bertone, um protótipo inovador de um automóvel eléctrico que tem por base o Smart ForTwo Electric Drive.
Desenvolvido pelos engenheiros da AKKA, em parceria com a Elaphe e a KW Suspensions, este Smart Bertone serve para mostrar o "know-how" do grupo em engenharia e na integração de soluções inovadoras, enquanto contornam os desafios da mobilidade urbana do futuro.
A mecânica foi totalmente redesenhada de forma a transformar este Smart numa autêntica "pulga eléctrica". O resultado é um protótipo com o equivalente a 280 cv de potência, fruto de um propulsor eléctrico que alimenta as rodas traseiras e de dois motores eléctricos montados em cada uma das rodas da frente.
Graças a este sistema de tracção integral o Smart Bertone é capaz de passar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos. O "pack" de baterias também foi melhorado e trabalha em conjunto com um sistema de recuperação de energia KERS.
O visual foi totalmente redesenhado e deixou o "pequeno" Smart com um "look" bastante mais musculado. Para isso muito contribui a modificação na suspensão, que o deixou mais rebaixado, e o aumento de 60 mm ao nível da largura.
No interior destaca-se uma combinação de couro branco com Alcantara em azul, esquema de cores que ajuda a reforçar o carácter divertido e desportivo desta proposta. Junto à alavanca das mudanças há um pequeno "display" da Samsung que mostra a energia que resta na bateria e existem vários modos de condução disponíveis.
Se quiser tirar todo o proveito deste citadino energético vai querer activar o modo "Race Mode", em que toda a potência fica disponível e os sistemas de auxílio à condução são desligados.Escusado será dizer que este Smart Bertone da AKKA não está à venda ao público, mas admitimos que não faltariam clientes interessados.