O Grupo Geely comprou 50% da Smart à Mercedes. Os chineses, que já controlam marcas como a Volvo e a Lotus, vão formar uma parceria de 50/50 com os alemães para avançar com o processo de transição das motorizações de combustão interna para a electrificação.
O acordo entre as duas partes prevê que toda a produção da Smart passe a estar sediada na China a partir de 2022. A Mercedes fica com a responsabilidade do design dos novos modelos e a Geely com a engenharia, mas não se sabe até que ponto os protótipos que foram apresentados pela Smart serão (ou não) a base de desenvolvimento para um futuro modelo da parceria germano-chinesa.
Ainda não foi anunciado qualquer plano de novas propostas para os próximos anos, mas parece seguro que a Smart possa vir a contar com uma oferta mais vasta, com modelos compactos do segmento do Nissan Leaf.
Até que surjam as primeiras propostas da nova Smart, a Mercedes vai manter a produção dos modelos actuais nas fábricas de Hambach, em França, e Novo Mesto, na Eslovénia.